Foto: Jornal da Paraiba |
Com o titulo ‘Aboio: A Voz Encantada do Vaqueiro’, o filme busca tornar visível essa cultura do vaqueiro que já é um tanto esquecida, trazendo à tona esses locais pouco industrializados e as inquietações decorrentes das transformações no campo que afetam os vaqueiros no exercício da sua profissão.
Em entrevista ao Jornal da Paraíba,Aqui o diretor Miguel Telles, afirma que o Sertão possui os quatro sentidos na alma. "O Sertão tem cheiro, gosto, cor e som. Dentre todos os sons, nenhum é mais característico no Sertão do que o canto do vaqueiro", comenta.
Ainda segundo Teles, a globalização, as cercas, as novas tecnologias aplicadas na agropecuária, a destruição da fauna e da flora, dentre outros, têm contribuído para o desaparecimento gradativo da profissão, somente agora reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social.
"Assim, o documentário tenta mostrar, através da melodia do aboio, a representatividade dos homens do couro na cultura e na tradição deste país”, concluiu Miguel Teles.
Fonte:Jornal da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário