Informação, crítica e debate acerca dos problemas sóciopolítico e cultural de Maceté e região. Aqui o debate é aberto, sempre pensando na construção de uma sociedade mais democrática com participação popular.
terça-feira, 1 de dezembro de 2015
Jovens de Tucano estão revolucionando a cena cultural e social da cidade com o projeto Sarau na Rua
Através da arte e da cultura, jovens de Tucano estão ocupando literalmente a rua, esta a qual se configura historicamente como o espaço de transformação sociocultural.
Trata se do projeto Sarau na Rua, onde o Coletivo Ação Juvenil e demais parceiros promovem um espaço aberto, literalmente aberto onde as pessoas possam expressar qualquer atividade cultural.
Na quarta edição do Sarau, o tema foi o Novembro Negro, mês no qual movimentos sociais promovem atividades e mobilizações em prol da valorização da cultura negra, contra o racismo e inclusão social.
Nossos parabéns ao jovens e fica uma bela demonstração da força coletiva e organizada!
O falecimento de Ovídio deixa Maceté mais triste nesta terça feira
Pegando a população de surpresa, o jovem conterrâneo Ovídio Abreu veio a falecimento nesta terça feira, o mesmo estava morando em São Paulo, onde será o seu sepultamento.
Nossas condolências aos familiares nesse momento difícil.
sexta-feira, 27 de novembro de 2015
Lula visita a cidade de Valente no sertão, ouça seu discurso
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta (27) do ato "Territórios em Movimento", “Territórios em Movimento: articulação e gestão para o, desenvolvimento sustentável”, organizado pela Rede Nacional de Colegiados Territoriais. O encontro aconteceu na cidade de Valentes, no interior da Bahia, e reuniu 2 mil pessoas.
Ouça o discurso do ex presidente!
https://soundcloud.com/institutolula/ex-presidente-lula-fala-no-ato-territorios-em-movimento
Fonte: Instituto Lula
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
NOTA DA PREFEITURA DE QUIJINGUE SOBRE A REJEIÇÃO DE CONTAS
Prefeitura Municipal de Quijingue esclarece:
O Tribunal de Contas dos Municípios julgou as contas da Prefeitura relativas ao ano de 2014. A decisão do Tribunal foi pela rejeição das contas sob o argumento de que a Gestão superou o índice de pessoal legalmente aceito. Isto é, de acordo com a decisão do TCM, a Prefeitura contratou mais pessoas do que o permitido.
A Assessoria da Prefeitura de Quijingue comunica que entrará com recurso para reverter a decisão do Tribunal. Também esclarece que a rejeição das contas por superação do índice de pessoal não é causa de inelegibilidade do Prefeito Almirinho. E que, portanto, o Prefeito continua elegível no pleito de 2016.
Facebook: Prefeitura
O político deve representar uma base social
O áudio que desmascara o Romário comprova que é uma armadilha acreditar em "heróis" políticos surgidos do nada... Isso não existe. Acreditar em salvador da pátria é despolitizar a política.
O político deve representar uma base social e essa é quem constrói o projeto a ser defendido por ele. É da base para o representante, não o contrário. Político sem base social não tem comprometimento com nenhum projeto. É uma incógnita, um perigo. Temos que defender ideias e projetos, não pessoas. Não dá pra esperar que um fanfarrão qualquer com um discurso de paladino da ética vá "limpar o país" e resolver nossos problemas. Precisamos perder essa carência.
É como diz a famosa frase: "Infeliz a nação que precisa de heróis..."
Facebook: Os mortadelas
Estatua Conselheirista que retrata a memória da luta popular sertaneja desaba em Monte Santo
José Gonçalves
Professor
MONTE SANTO: ESTÁTUA DO CONSELHEIRO CAI E SE TRANSFORMA EM PEDAÇOS. PELO VISTO, NÃO RESISTIU À DECOMPOSIÇÃO DA MADEIRA, PROVOCADA PELA PERMANENTE EXPOSIÇÃO AO SOL E À CHUVA. FALTOU MAIORES CUIDADOS POR PARTE DO PODER PÚBLICO, QUE AGORA TEM A RESPONSABILIDADE DE RESTAURAR O MONUMENTO.
TRATA-SE DE UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA, VISTO QUE A ESTÁTUA, DE 1983, NUNCA OBTEVE DO ÓRGÃO RESPONSÁVEL O CUIDADO NECESSÁRIO PARA A SUA CONSERVAÇÃO. NÃO É POSSÍVEL MANTER UMA PEÇA EM MADEIRA, POR TANTO TEMPO, EM SEMELHANTES CONDIÇÕES. ISSO IA TER DE ACONTECER, OU MAIS CEDO OU MAIS TARDE.
NÃO ADIANTA RESPONSABILIZAR OU TACHAR DE VÂNDALOS JOVENS QUE ALI FORAM NO INTUITO DE FAZER REGISTRO DE UM DOS MONUMENTOS MAIS REPRESENTATIVOS DA HISTÓRIA REGIONAL. DEVE-SE RESPONSABILIZAR, ISTO SIM, AQUELES QUE TÊM COMO OFÍCIO O CUIDADO COM A COISA PÚBLICA E QUE, POR DESCASO OU DESCOMPROMISSO, PERMITEM, COMO É O CASO, QUE UM BEM DE TAMANHA MAGNITUDE SEJA LARGADO À PRÓPRIA SORTE, SEM OS CUIDADOS QUE LHE SÃO NECESSÁRIOS.
terça-feira, 24 de novembro de 2015
TCM reprova contas da prefeitura de Quijingue, podendo tornar o prefeito inelegível.
As contas do prefeito de Quijingue, Almiro Costa Abreu Filho, referentes ao exercício de 2014, foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta terça-feira (24/11). O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Dias, multou o gestor em R$ 7.000,00, pelas falhas contidas no relatório técnico, e em R$ 21.600,00, diante da não recondução dos gastos com pessoal ao limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. A rejeição teve o voto de todos os conselheiros e a multa a divergência do conselheiro Paolo Marconi, que defendeu a elevação do valor.
No 3º quadrimestre de 2012, a prefeitura ultrapassou o limite de 54%, aplicando 57,22% da receita corrente líquida em despesa com pessoal. Apesar de advertido, as medidas adotadas não reduziram os gastos e, no 1º quadrimestre de 2014, as despesas alcançaram o percentual de 76,43% da RCL.
A relatoria destacou que, de forma reiterada, o prefeito tem extrapolado o limite previsto para este tipo de despesa, revelando o não atendimento às advertências e orientações da corte de contas, o que confirma sua absoluta inércia diante da situação.
A relatoria destacou que, de forma reiterada, o prefeito tem extrapolado o limite previsto para este tipo de despesa, revelando o não atendimento às advertências e orientações da corte de contas, o que confirma sua absoluta inércia diante da situação.
Cabe recurso da decisão, caso a justiça mantenha a decisão poderá tornar o prefeito inelegível no pleito de 2016.
Fonte: Tribunal de contas dos municípios
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
Ministério Público recomenda Quijingue e mais 22 municípios a regularizar divulgação de contas públicas
Por meio do Portal, as
prefeituras devem divulgar informações sobre a sua situação financeira e
orçamentária e possibilitar ao cidadão o conhecimento e a fiscalização
sobre os gastos públicos.
O
Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso/BA recomendou a 23
municípios baianos a implantação ou a regularização dos seus portais da
transparência quanto à divulgação de contas públicas. Adustina,
Antas, Banzaê, Canudos, Chorrochó, Cícero Dantas, Coronel João Sá,
Euclides da Cunha, Fátima, Glória, Heliópolis, Jeremoabo, Macururé, Novo
Triunfo, Paripiranga, Pedro Alexandre, Quijingue, Rodelas, Santa
Brígida, Sítio do Quinto e Tucano têm 120 dias para realizarem as medidas necessárias. O prazo para os municípios de Abaré e Paulo Afonso é de 60 dias.
As
prefeituras que acatarem a recomendação devem informar quais medidas
serão adotadas para solucionar as irregularidades e apresentar um
cronograma para a sua implantação. Em caso de negativa, devem ser
apresentados os motivos que fundamentam a decisão.
A
implantação do Portal da Transparência está prevista na Lei n.º
12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e na Lei Complementar n.º
101/2000. Por meio do Portal, as prefeituras devem divulgar informações
sobre a sua situação financeira e orçamentária e possibilitar ao cidadão
o conhecimento e a fiscalização sobre os gastos públicos.
De acordo com a procuradora da República, Analu Paim
Cirne, a ação objetiva o fomento, o monitoramento e a cobrança do
cumprimento da Lei de Acesso à Informação e faz parte da Estratégia
Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro para o ano de
2015.
F: Canudosacontece
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Jovem de Maceté é classificada em primeiro lugar na 1ª etapa de seleção para o projeto Caqtus
A jovem estudante de Maceté, Eduarda Moura, foi classificada em primeiro lugar na primeira etapa da seleção de jovens a se inserirem no projeto CAQTUS, o qual tem por objetivo oferecer residência e alimentação gratuita em Feira de Santana para que jovens possam estudar em algum curso superior ou técnico.
A etapa de classificação residiu na elaboração de redação com o tema da Maioridade Penal, a próxima etapa será a visita de assistente social nas residencias para a escolha dos selecionados.
Nossos parabéns!
A etapa de classificação residiu na elaboração de redação com o tema da Maioridade Penal, a próxima etapa será a visita de assistente social nas residencias para a escolha dos selecionados.
Nossos parabéns!
SEGUE EM ORDEM DE CLASSIFICAÇÃO O NOME DOS CANDIDATOS APTOS À SEGUNDA ETAPA:
1° LUGAR: 17-EDUARDA MOURA ALVES- 8,0
2° LUGAR: 02-TIOFILA DO SOCORRO CAVALCANTE – 7,5
3° LUGAR: 14-IASMIN VENÂNCIO SANTOS – 7,0
4º LUGAR: 20-ALINE ESTRELA DA SILVA – 6,0
5º LUGAR: 19-BRUNA RENATA ANDRADE SANTANA- 6,0
6º LUGAR: 01-VICTÓRIA LUÍSA NEVES SANTANA, 6,0
7º LUGAR: 03-THAÍS DE OLIVEIRA AROEIRA – 5,7
8º LUGAR: 06 -TALITA ABREU VILAS BOAS -5,5
9º LUGAR: 18 -DELMARIA FERREIRA DA SILVA SANTOS-5,0
10° LUGAR: 11-LUIZA REIS SILVA – 5,0
11º LUGAR: 10-MARCELE DOS REIS LIMA- 5,0
Fonte: Quijingue.com
quarta-feira, 11 de novembro de 2015
TSE divulga calendário das eleições municipais de 2016
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (10) as datas do processo eleitoral de 2016, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros, foram aprovadas nesta terça-feira (10). O calendário aprovado considera as alterações promovidas pela Lei 13.165, aprovada pelo Congresso Nacional em 29 de setembro de 2015, que modificou o período das convenções partidárias, a data limite para o registro dos candidatos e o período das propagandas eleitorais.
O pleito será realizado no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, se houver segundo turno (que pode ocorrer apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores). O prazo de filiação a um partido político para quem deseja se candidatar encerra no dia 2 de abril de 2016, seis meses antes da data das eleições.
As convenções partidárias para a escolha dos candidatos e a formação de coligações deve ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. No prazo antigo, as siglas tinham entre os dias 10 e 30 de junho para a definição da chapa. O registro de candidatos deve ser apresentado até o dia 15 de agosto, até as 19h – o prazo anterior encerrava no dia 5 de julho. A campanha eleitoral, porém, foi reduzida de 90 para 45 dias, com início em 26 de agosto.
F: BN
O pleito será realizado no dia 2 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, se houver segundo turno (que pode ocorrer apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores). O prazo de filiação a um partido político para quem deseja se candidatar encerra no dia 2 de abril de 2016, seis meses antes da data das eleições.
As convenções partidárias para a escolha dos candidatos e a formação de coligações deve ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto de 2016. No prazo antigo, as siglas tinham entre os dias 10 e 30 de junho para a definição da chapa. O registro de candidatos deve ser apresentado até o dia 15 de agosto, até as 19h – o prazo anterior encerrava no dia 5 de julho. A campanha eleitoral, porém, foi reduzida de 90 para 45 dias, com início em 26 de agosto.
F: BN
terça-feira, 10 de novembro de 2015
NOVAS REGRAS DE APOSENTADORIA NÃO MUDAM PARA TRABALHADOR RURAL
A sanção da Lei nº 13.183 pela presidente Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (5), com novas regras para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), manteve o direito dos trabalhadores rurais à aposentadoria como segurados especiais aos 60 anos (homens) e 55 anos (mulheres). Eles podem continuar acessando a aposentadoria, mesmo sem ter cumprido a exigência feita ao trabalhador urbano, que deve contribuir com a Previdência por 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens).
A aposentadoria rural especial é permitida para o agricultor familiar, o meeiro ou o campesino que arrenda até quatro módulos rurais, cujo tamanho varia conforme o município. Para se aposentar, o trabalhador rural precisa comprovar que atingiu a idade de aposentadoria realizando atividades no campo.
A presidenta manteve a sugestão do Congresso Nacional para que o trabalhador do campo associado à cooperativa agropecuária ou de crédito rural possa acessar o benefício previdenciário, o que até então não estava regulamentado em lei.
Dilma vetou, contudo, a sugestão do Congresso para que trabalhadores rurais em idade de aposentadoria com cargo de vereador ou de dirigente em cooperativa de crédito recebam o benefício previdenciário especial. Na justificativa do veto, a presidenta argumentou que "poderia restar afastada a característica de economia familiar, intrínseca aos segurados especiais.”
Com isso, continua valendo a regra de contribuição ao RGPS por meio de pagamento da tributação exigida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A regra também vale para quem tem outra fonte de renda além do trabalho no campo.
Fonte: Portal Brasil
quarta-feira, 4 de novembro de 2015
Vitimas da barbárie em Canudos: As prisioneiras
Foto de Flávio de Barros |
Quatrocentas prisioneiras, mulheres idosas, crianças e moças, todas elas com um mesmo sentimento: dor. Mal vestidas e sem um pingo de vaidade, aliás nada disso importava mais. Faltava batom em suas bocas assim como alimento. Seus cabelos emaranhados com a confusão. Em suas peles não haviam o cheiro da rosa, era o cheiro da perda e da dor que impregnava as suas roupas. Em suas unhas, sujeira, restos de uma guerra sangrenta, guerra essa que nunca teriam fim em suas memórias. Eram quatrocentas mulheres, todas elas com a alma despida. Donas de um olhar pesado, cansado, amedrontado, ferido. Donas da dor da perda. A perda de seu lar, de seus companheiros. Ali estavam mães sem seus filhos, filhos sem as suas mães. Famílias quebradas ao meio sem nenhuma piedade. As facas degolavam as suas almas e pouco a pouca a chacina acontecia no peito de cada uma. O que dizer daquelas crianças? Queria eu poder coloca-las em meus braços e faze-las esquecer de que o mundo as via como loucas só por sonhar. Todas elas assustadas e sem esperança de que o dia para eles poderiam raiar. As lágrimas lavavam os rostos dos pequenos, levando embora a pureza e a liberdade que um dia a elas pertenceu. E lá atrás podemos avistar soldados atordoados com o gemido das almas que ali se perderam.
Ana Clara, Canudos!
segunda-feira, 26 de outubro de 2015
Vereador Clóvis é demitido do cargo de professor por acumulação ilegal de cargos
A Comissão de Processo Disciplinar instituída pela Prefeitura de Quijingue no dia 17 de Junho para apurar a acumulação de cargos do vereador Clóvis Cavalcante da Silva, constatou que o mesmo ocupou de forma ilegal os cargos públicos de Professor e Técnico em Contabilidade, sendo que o mesmo já foi presidente da câmara além de ser vereador.
De acordo com a publicação no diário oficial do município hoje dia 26 de outubro, o mesmo foi demitido do cargo de professor, sendo lotado em Maceté.
É possível que o mesmo recorra na justiça, assim como pode avançar outros processos contra o vereador, como por exemplo um processo de improbidade administrativa onde pode ser ressarcido o erário público assim como ficar inelegível se assim a justiça julgar procedente.
Veja o decreto AQUI
Fonte de informação diário oficial do município
De acordo com a publicação no diário oficial do município hoje dia 26 de outubro, o mesmo foi demitido do cargo de professor, sendo lotado em Maceté.
É possível que o mesmo recorra na justiça, assim como pode avançar outros processos contra o vereador, como por exemplo um processo de improbidade administrativa onde pode ser ressarcido o erário público assim como ficar inelegível se assim a justiça julgar procedente.
Veja o decreto AQUI
Fonte de informação diário oficial do município
sexta-feira, 23 de outubro de 2015
Coletivos de Jovens promovem o projeto Culturando em Quijingue
No
dia 07 de novembro (sábado), cerca de 100 jovens de Tucano, Euclides da
Cunha e Quijingue que compõem o Coletivo Regional de Juventude e
Participação Social (CRJPS) promoverão a primeira edição do Culturando
na Praça – Versando Ideias, ação pública de interação social, arte e
cultura.
O evento acontecerá na Praça Maria
Bonita, centro de Quijngue, a partir das 19h, e será aberto ao público.
Segundo a organização, a proposta é disponibilizar um espaço gratuito
para apresentações livres de música, dança, artes visuais e literatura,
dentre outras linguagens artísticas, reunindo público de diversas idades
da cidade.
Além de o espaço ser aberto para a
participação dos moradores – e este é o principal objetivo -, os jovens
também levarão apresentações para mesclar com as intervenções da
comunidade local.
A primeira edição do Culturando na Praça
integra a programação de um encontro de intercâmbio e planejamento que
os coletivos municipais das três cidades realizarão nos dias 07 e 08 de
novembro. As atividades incluirão rodas de diálogo, troca de
experiências, oficinas temáticas e intervenção de limpeza com instalação
de lixeiras ecológicas e plantação de mudas de árvores em um açude da
cidade.
segunda-feira, 19 de outubro de 2015
Estrutura no Centro da Praça desaba em Maceté
Praça José Alves de Oliveira, construída nos anos 90 na
gestão do então prefeito de Quijingue e filho de Maceté, Floriano Francisco
da Silva, a primeira a ser construída na comunidade sempre foi o centro de encontro da população nos dias de domingo, pois é o
tradicional local da feira, onde as pessoas se reúnem para curtição e lazer das
crianças.
Diante desses 25 anos de construção da praça o que se coloca
como inusitado é que nunca houve algum reparo por parte dos poder público, a estrutura
totalmente precária, com rachaduras e escuridão é o que se via bastante.
Pelo fato dos vários
anos de abandono da mesma, recentemente aconteceu algo que em algum momento poderia ocorrer, parte da estrutura no centro da praça veio a
desabar como demostra as fotos.
Diante desse novo e os velhos problemas a população fica esperar ações do
poder público em possível reforma na praça.
Lembrando que a comunidade tem atualmente como representes o vice prefeito Cancão, a vereadora Célia e o vereador Clóvis, este como figura de grande influência nas gestões passadas, ou seja, a comunidade tinha e tem força política suficiente para a reforma da praça caso houvesse interesse dos representantes e pressão popular.
terça-feira, 13 de outubro de 2015
Maceté ganhará a construção de 40 Cisternas
De acordo com informação divulgada na página da prefeitura no facebook, (atual meio de informação para a população) serão construídas em Maceté 40 cisternas.
Segundo a população, o projeto das cisternas foi anunciado a tempos na comunidade pela Vereadora Célia, sendo que algumas pessoas já retiraram o barro do local onde será construído e aguardavam a chegada do projeto, pelo que foi informado na postagem não se sabe de fato quando iniciará em Maceté.
O projeto é uma prefeitura de Quijingue com o Consisal, a Fatres e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue
Algumas outras comunidades também estarão sendo beneficiadas.
F. prefeitura( facebook)
sábado, 10 de outubro de 2015
Nono dígito em celular passa a valer na Bahia neste domingo, dia 11
A partir deste domingo (11), todos os números de celular do estado passarão a incorporar o nono dígito que também será 9 a frente do seu número, adquirindo o seguinte formato: 9xxxx-xxxx
Fique ligado.
quinta-feira, 8 de outubro de 2015
Cultura em Araci: Lançamento de exposição reconhecida internacionalmente
Para que o poder público possa investir em Cultura, em promoção das artes, na valorização dos nossos artistas, antes é preciso entender a importância da cultura para a sociedade, construindo um projeto político que coloque a Cultura com o grau de importância para a formação dos indivíduos, de suas identidades etc. Caso contrário, por falta de interesse político, talvez, nós quijinguenses continuemos a ficar atrás de outros municípios apenas derramando milhões nas festas de forma desorganizada.
Araci, Uauá e outros vizinhos nos mostra o quanto ainda somos medíocres na forma como o poder público se relaciona com a Cultura.
Araci promove a EXPOSIÇÃO preto no branco
Do artista plástico Raimundo Carvalho
Realização: Secretaria de Cultura de Araci e Centro Cultural de Araci
Raimundo Carvalho é artista plástico autodidata, trabalha com pinturas, desenhos e esculturas com bases na Eco Arte. Baiano, natural de Biritinga, atualmente reside em Teofilândia. Já expôs nos Estados Unidos e Europa. Sua arte tem inspiração no Sertão do Sisal com suas Mulheres, suas Manifestações Culturais e o bioma Caatinga.
É autor dos projetos A Poética do Feio, Mulheres - Caatinga, Mulheres Sertanejas e Caatinga -Um Fio que (ainda) Pulsa.
Inf. Pref. Araci
Araci, Uauá e outros vizinhos nos mostra o quanto ainda somos medíocres na forma como o poder público se relaciona com a Cultura.
Araci promove a EXPOSIÇÃO preto no branco
Do artista plástico Raimundo Carvalho
Realização: Secretaria de Cultura de Araci e Centro Cultural de Araci
Raimundo Carvalho é artista plástico autodidata, trabalha com pinturas, desenhos e esculturas com bases na Eco Arte. Baiano, natural de Biritinga, atualmente reside em Teofilândia. Já expôs nos Estados Unidos e Europa. Sua arte tem inspiração no Sertão do Sisal com suas Mulheres, suas Manifestações Culturais e o bioma Caatinga.
É autor dos projetos A Poética do Feio, Mulheres - Caatinga, Mulheres Sertanejas e Caatinga -Um Fio que (ainda) Pulsa.
Inf. Pref. Araci
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
CANUDOS: 118 ANOS DE LUTA E RESISTÊNCIA
Por Bruno Maceté
No entardecer de 05 de outubro 1897, milhares de raivosos soldados comemoravam os efeitos causados pelo fogo que tudo destruía, era a barbárie perpetrada contra nossos irmãos em Canudos.
Hoje se completa 118 Anos de um dos maiores massacres da história do país, assim como um maiores exemplos de organização, luta, solidariedade e resistência do nosso povo.
Guiados pela fé na salvação divina e um sonho de vida digna nos sertões dos excluídos, milhares de camponeses se uniram a dezenas de outros de milhares para construíram uma utopia, viver longe do chicote dos coronéis e de um Estado opressor que nega-lhes direitos básicos como educação, moradia, emprego, e tantos outros ou seja: a dignidade.
Liderados por Antônio Conselheiro, Canudos se tornou o centro das atenções das diversas esferas da elite brasileira, se prepararam, se organizaram para destruir a construção de sonhos de liberdade, dignidade e esperança. Alias, é importante lembrar que essa é uma pratica comum do Estado brasileiro como força repressora dos movimentos sociais formados pelas camadas inferiores, exemplos não faltam na história para ilustrar essas afirmações, Canudos é apenas mais um momento onde a elite brasileira chama o Exercito como seu braço direito para atacar de forma criminosa uma parcela despossuída de dignidade.
Relembrar e referenciar o massacre ocorrido em Canudos, não significa aplaudir os vencedores que os livros de história nos enaltece, mas, se faz importante para que não esqueçamos a história aguerrida de resistência do nosso povo, assim como não esquecer a divida histórica que o Estado e sociedade brasileira detém com as classes populares e em especial ao povo sertanejo e de Canudos.
Ainda hoje a luta pela sobrevivência do nosso povo se faz de forma aguerrida, assim como a raivosa elite se esbraveja quando se ensaia alguns poucos passos de avanços sociais, uma lição tiramos disso, só a nossa classe organizada e a luta diária nos levará ao verdadeiro progresso que a republica nos nega cotidianamente.
Canudos não se rendeu!
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Quijingue: CAQTUS abre inscrições para seleção de estudantes
Conselho Municipal de Assistência Estudantil - CMAE - torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo destinado a selecionar candidatos ao provimento de vagas para a Casa Quijinguense de Todos os Universitários e Secundaristas - CAQTUS -, na cidade de Feira de Santana-BA.
A Casa de Estudantes - CAQTUS - é a realização de um Projeto de Iniciativa Popular que:
Dotada de Estrutura básica, fornece hospedagem e alimentação aos estudantes selecionados com prazo máximo de permanência de 6 anos para os estudantes de curso de Ensino Superior e de 2 anos para os que cursam o Pré-Vestibular.
O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 5 vagas a estudantes de graduação, pré-vestibulares e técnicos profissionalizantes residentes em Quijingue há pelo menos 2 anos, ter concluído o Ensino Médio, estar quite com obrigações eleitorais e militar e apresentar os documentos exigidos.
O período de inscrição será entre os dias 05 e 30 de Outubro/2015, das 8 horas às 14 horas, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Castro Alves, 461, Centro - Quijingue.
O Processo Seletivo para a CAQTUS será realizado em duas etapas, compostas por uma Redação e Avaliação Socioeconômica.
Mais informações, na Secretaria Municipal de Educação de Quijingue.
F- quijingue.com
terça-feira, 22 de setembro de 2015
118 ANOS HOJE DA MORTE DE ANTONIO CONSELHEIRO EM CANUDOS
Profº Manoel Neto
Há 118 anos falecia em pleno curso da Guerra de Canudos o beato Antônio Vicente Mendes Maciel - popularmente conhecido como Antônio Conselheiro, Bom Jesus Conselheiro e Antônio dos Mares - entre outras alcunhas que o tornavam íntimo no coração e na consciência do seu povo.
Nascido na Vila de Quixeramobim, na então Província do Ceará, no ano de 1830, filho de um pequeno comerciante e uma simples filha do povo conhecida como Maria Chana, o pequeno Antônio viveu uma infância comum dedicada aos estudos e aos divertimentos comuns a sua idade.
A morte prematura do pai transformou-o muito jovem em arrimo de família com encargo pesado de cuidar das irmãs menores e tocar o pequeno comércio que lhe deixara o genitor, Vicente Mendes Maciel. Por essa época casou-se com Brasilina Laurentina de Lima, casamento do qual lhe vieram filhas e a separação que lhe desarrumou profundamente a vida.
Os negócios claudicantes e a existência pessoal tumultuada não lhe arrefeceram o ânimo. Muda constantemente de cidade e profissão tentando prover seu sustento. Sem contato com a ex-mulher e as filhas, toma para sua companhia uma "santeira" cujo nome ilustra a profissão, posto que era conhecida como Joana Imaginária, ou seja, artesã de imagens. Com ela tem um filho batizado Joaquim Aprígio.
Formado na rigidez da fé católica, tal e qual como era professada à época, notadamente nos sertões esquecidos do Nordeste, onde a fala Divina chegava através de missionários franciscanos, capuchinhos e carmelitas, cujas palavras e sermões vinham sempre carregadas de previsões apocalípticas e castigos celestiais para os incréus, o jovem assíduo leitor da Bíblia e atento ouvinte dos missionários foi moldando o perfil do penitente que se formava gradualmente em seu espírito. Logo surge nos sertões cearenses aquele que muito anos mais tarde Euclides da Cunha denominou "anacoreta sombrio". Percorre caminhos, atalhos, veredas. Arrebanha acompanhantes e seguindo os ensinamentos do Padre mestre Ibiapina que sempre pregara a ação da fé para edificação de obras meritórias em favor dos necessitados, constrói aguadas, pequenos açudes, repara templos arruinados e ergue outros, fazendo da sua passagem por numerosas localidades um exemplo de trabalho e moralidade absoluta.
Em 1876 é preso em Itapicuru na Bahia, acusado de promover tumulto e agitar o povo. Conduzido a Salvador e, posteriormente a Fortaleza, é finalmente libertado tendo em conta da falsidade das acusações. Já era nesse tempo uma liderança reconhecida e respeitada, condição que se tornaria irreversível nas décadas seguintes. Assiste a queda da Monarquia e instauração da República, saúda a libertação dos escravos, registros encontráveis em suas Prédicas, manuscritos publicados anos depois pelo escritor Ataliba Nogueira no livro "Antônio Conselheiro e Canudos". Em 1893 fixa-se definitivamente em Canudos para onde se deslocara em maio do mesmo ano, após violento conflito no vilarejo de Maceté.
Em 1896 os grandes latifundiários, a frente o Barão de Jeremoabo, a Igreja Católica e o estado aparelhado pelas classes dominantes se juntam para destruir o Arraial a beira do Rio Vaza Barris que crescera em população e importância, atraindo milhares de pessoas que fugiam dos latifúndios, da opressão exercida pelos coronéis e autoridades manietadas e submetidas ao Poder Oligárquico, em busca de terra para plantar, liberdade e livre exercício das suas crenças. Lá se reúnem negros, índios, homens, mulheres, velhos, crianças, camponeses, combatentes, vaqueiros, lavradores, enfim, gente do povo que tinha em comum a indiferença histórica dos governos regionais e do Poder Central.
Quatro Expedições militares foram necessárias para a destruição completa da cidade, que tombou sob forte artilharia, a língua do fogo e as cargas de baionetas e balas de fuzis e metralhadoras, no final dramático de 05 de outubro de 1897. Degola de prisioneiros, evisceramento de pessoas, rapto de crianças e jovens adolescentes entregues como prêmios a oficiais e soldados, mancharam de sangue e ignomínia o fardamento militar e a honra do Exército Brasileiro para sempre enodoada por esse crime imprescritível.
Morto antes do final dos combates e enterrado no Santuário existente no mesmo espaço da igreja Velha, vítima de ferimento produzido por estilhaços de granadas e outras complicações que o debilitaram, Antônio Conselheiro expirou assistido pelo respeito e admiração dos seus, entrando para a história como expressiva liderança das lutas populares do Brasil.
Há 118 anos falecia em pleno curso da Guerra de Canudos o beato Antônio Vicente Mendes Maciel - popularmente conhecido como Antônio Conselheiro, Bom Jesus Conselheiro e Antônio dos Mares - entre outras alcunhas que o tornavam íntimo no coração e na consciência do seu povo.
Nascido na Vila de Quixeramobim, na então Província do Ceará, no ano de 1830, filho de um pequeno comerciante e uma simples filha do povo conhecida como Maria Chana, o pequeno Antônio viveu uma infância comum dedicada aos estudos e aos divertimentos comuns a sua idade.
A morte prematura do pai transformou-o muito jovem em arrimo de família com encargo pesado de cuidar das irmãs menores e tocar o pequeno comércio que lhe deixara o genitor, Vicente Mendes Maciel. Por essa época casou-se com Brasilina Laurentina de Lima, casamento do qual lhe vieram filhas e a separação que lhe desarrumou profundamente a vida.
Os negócios claudicantes e a existência pessoal tumultuada não lhe arrefeceram o ânimo. Muda constantemente de cidade e profissão tentando prover seu sustento. Sem contato com a ex-mulher e as filhas, toma para sua companhia uma "santeira" cujo nome ilustra a profissão, posto que era conhecida como Joana Imaginária, ou seja, artesã de imagens. Com ela tem um filho batizado Joaquim Aprígio.
Formado na rigidez da fé católica, tal e qual como era professada à época, notadamente nos sertões esquecidos do Nordeste, onde a fala Divina chegava através de missionários franciscanos, capuchinhos e carmelitas, cujas palavras e sermões vinham sempre carregadas de previsões apocalípticas e castigos celestiais para os incréus, o jovem assíduo leitor da Bíblia e atento ouvinte dos missionários foi moldando o perfil do penitente que se formava gradualmente em seu espírito. Logo surge nos sertões cearenses aquele que muito anos mais tarde Euclides da Cunha denominou "anacoreta sombrio". Percorre caminhos, atalhos, veredas. Arrebanha acompanhantes e seguindo os ensinamentos do Padre mestre Ibiapina que sempre pregara a ação da fé para edificação de obras meritórias em favor dos necessitados, constrói aguadas, pequenos açudes, repara templos arruinados e ergue outros, fazendo da sua passagem por numerosas localidades um exemplo de trabalho e moralidade absoluta.
Em 1876 é preso em Itapicuru na Bahia, acusado de promover tumulto e agitar o povo. Conduzido a Salvador e, posteriormente a Fortaleza, é finalmente libertado tendo em conta da falsidade das acusações. Já era nesse tempo uma liderança reconhecida e respeitada, condição que se tornaria irreversível nas décadas seguintes. Assiste a queda da Monarquia e instauração da República, saúda a libertação dos escravos, registros encontráveis em suas Prédicas, manuscritos publicados anos depois pelo escritor Ataliba Nogueira no livro "Antônio Conselheiro e Canudos". Em 1893 fixa-se definitivamente em Canudos para onde se deslocara em maio do mesmo ano, após violento conflito no vilarejo de Maceté.
Em 1896 os grandes latifundiários, a frente o Barão de Jeremoabo, a Igreja Católica e o estado aparelhado pelas classes dominantes se juntam para destruir o Arraial a beira do Rio Vaza Barris que crescera em população e importância, atraindo milhares de pessoas que fugiam dos latifúndios, da opressão exercida pelos coronéis e autoridades manietadas e submetidas ao Poder Oligárquico, em busca de terra para plantar, liberdade e livre exercício das suas crenças. Lá se reúnem negros, índios, homens, mulheres, velhos, crianças, camponeses, combatentes, vaqueiros, lavradores, enfim, gente do povo que tinha em comum a indiferença histórica dos governos regionais e do Poder Central.
Quatro Expedições militares foram necessárias para a destruição completa da cidade, que tombou sob forte artilharia, a língua do fogo e as cargas de baionetas e balas de fuzis e metralhadoras, no final dramático de 05 de outubro de 1897. Degola de prisioneiros, evisceramento de pessoas, rapto de crianças e jovens adolescentes entregues como prêmios a oficiais e soldados, mancharam de sangue e ignomínia o fardamento militar e a honra do Exército Brasileiro para sempre enodoada por esse crime imprescritível.
Morto antes do final dos combates e enterrado no Santuário existente no mesmo espaço da igreja Velha, vítima de ferimento produzido por estilhaços de granadas e outras complicações que o debilitaram, Antônio Conselheiro expirou assistido pelo respeito e admiração dos seus, entrando para a história como expressiva liderança das lutas populares do Brasil.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Após polêmica, Acácio esclarece os motivos do cancelamento de show em Araci
Após ser duramente criticado nas redes sociais pelo cancelamento de um show na cidade de Araci no último sábado (19), o cantor Acácio o Ferinha resolveu divulgar uma nota de esclarecimento na tarde desta segunda-feira (21).
Ao contrário do que circulou nas redes sociais, segundo o Ferinha, o show não foi cancelado devido ao fato de apenas 300 ingressos terem sido vendidos, mas sim por falha do contratante no cumprimento de acordos firmados. “quero aqui pedir mil desculpas ao povo de Araci e dizer que fiz apenas um show nessa cidade maravilhosa e ficou marcado na minha história, agradeço muito o carinho de todos. Eu sou um artista como qualquer outro, todo show tem um combinado e uma responsabilidade, infelizmente o contratante não cumpriu com sua parte” disse.
“Ainda tentamos falar com o contratante a tarde inteira, porém ele sumiu, deveria ter prestado contas até no máximo 20:00h, mas só apareceu às 23:00h alegando que havia vendido poucos ingressos devido ao fato de estar chovendo muito na cidade, ainda pedi para que os ingressos fossem imediatamente devolvidos para que o evento não fosse adiante, mas eles insistiram alegando que havia hotel e som para pagar, só pensaram neles e por cima ainda queriam devolver ao público apenas parte do valor pago, não aceitamos e exigimos a devolução do valor total, revoltado por conta disso, fizeram toda essa tempestade ao anunciarem no palco o cancelamento do show” destacou.
Para finalizar, Acácio agradeceu o carinho dos fãs e desabafou “Quero agradece o carinho dos milhares de fãs que conquistei e venho conquistando por todo Brasil, o verdadeiro fã sabe que o artista também e ser humano, tenho mais de 12 anos de carreira, todos sabem da minha luta, da minha dedicação, simplicidade humildade e seriedade, agradeço a compreensão de todos, bola pra frente quem tem Deus, tem tudo”.
Fonte: Portal de notícias
Fonte: Portal de notícias
Acácio se recusa a cantar somente para 300 pessoas em Arací
O cantor Acácio “O ferinha”, natural de Cansanção-BA, hoje é um sucesso absoluto na região e principalmente na Capital Paulista onde com seu carisma e músicas de sucesso ganhou espaço e chegou a se apresentar em Programas de TV de grande audiência como Gilberto Barros, Raul Gil e diversas vezes no Programa do Ratinho, sem falar nos Programas de Rádio de grande audiência como “Mano Veio e Mano Novo” e sempre arrastou multidões pelas principais Casas de Shows da Capital Paulista, mas o sucesso indiscutível do cantor Acácio parece ter subido à cabeça. Em um Show que seria realizado no último sábado (19) na AABB de Araci-Ba, a notícia veio à tona depois que pessoas começaram a divulgar nas redes sociais um vídeo que mostra o organizador do evento explicando o motivo do cancelamento da apresentação do cantor.
No vídeo dá para ver claramente a ausência de público e o organizador do evento tentando explicar em meio às vaias e xingamentos, que o cantor Acácio havia se recusado a cantar. Segundo a organização da festa que foi idealizada por “Balbino e Zezinho do Arregaço”, a estrutura estava pronta para o show, os instrumentos estavam prontos, apenas aguardando os músicos subirem ao palco, porém ao perceber a ausência do público o cantor Acácio teria se recusado a se apresentar para apenas 300 pessoas na cidade de Araci-Ba. A organização pediu desculpas aos fãs que compareceram ao evento pela atitude do cantor e se comprometeu a efetuar a devolução do valor pago nos ingressos. Diante desta situação o público ficou revoltado e prometeu boicotar os próximos shows do artista na cidade e região. "Perdeu 300 fãs" disse um deles em um comentário na rede social.
No vídeo dá para ver claramente a ausência de público e o organizador do evento tentando explicar em meio às vaias e xingamentos, que o cantor Acácio havia se recusado a cantar. Segundo a organização da festa que foi idealizada por “Balbino e Zezinho do Arregaço”, a estrutura estava pronta para o show, os instrumentos estavam prontos, apenas aguardando os músicos subirem ao palco, porém ao perceber a ausência do público o cantor Acácio teria se recusado a se apresentar para apenas 300 pessoas na cidade de Araci-Ba. A organização pediu desculpas aos fãs que compareceram ao evento pela atitude do cantor e se comprometeu a efetuar a devolução do valor pago nos ingressos. Diante desta situação o público ficou revoltado e prometeu boicotar os próximos shows do artista na cidade e região. "Perdeu 300 fãs" disse um deles em um comentário na rede social.
Mesmo diante da exposição deste fato, nem a produção nem o cantor Acácio se pronunciaram oficialmente para explicar o ocorrido. A falta de público é algo que tem ocorrido nos últimos meses talvez por conta da crise no país. Um fato muito parecido ocorreu esta semana com a cantora Paula Fernandes que teve seu show cancelado na cidade de Vitória da Conquista –BA, também por falta de público, porém foi uma surpresa para os fãs esse ocorrido com o cantor Acácio, pois na sexta feira o cantor fez um show pago na cidade de Euclides da Cunha e foi um sucesso! e a agenda do artista já conta com mais de 20 shows agendados até o mês de novembro em vários estados do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e Bahia. Lamentamos o ocorrido e esperamos que a Produção e o Artista possam dar uma satisfação aos seus inúmeros fãs, especialmente aos 300 que compareceram ao Evento em Araci-BA.
Veja o vídeo abaixo:
Fonte: MonteSanto.net
Vídeo: Reprodução Facebook
Veja o vídeo abaixo:
Fonte: MonteSanto.net
Vídeo: Reprodução Facebook
GOLPE DA MÍDIA NA DEMOCRACIA: LIÇÕES QUE A HISTÓRIA NOS MOSTRA
A mídia hegemônica não desiste: vanguardeia o impeachment. Gosta, sempre gostou de golpes. Nunca se acostumou verdadeiramente à idéia de democracia. É bom sempre estar atento à história, às lições da história. Foi parte essencial do golpe de 1954, só abortado pelo suicídio de Getúlio. Fez o que pôde para a desestabilização de Juscelino. Entrou de cabeça na articulação do golpe de 1964, cúmplice inegável de um regime de terror e morte. Foi complacente com a ditadura. E quando sobreveio a vitória de Lula em 2002, a mídia hegemônica sacou as armas todas de que dispõe, abandonando liminarmente os critérios jornalísticos, e passou a combater cotidianamente o projeto político em curso, desprezando as regras democráticas, lixando-se para o Estado de Direito. Haja ou não a proposta do impeachment, tenha sido ou não apresentada, tenha ou não razões para ela, a mídia não tira a palavra impeachment da manchete principal. Leram o Estadão hoje? Nossa mídia quer naturalizar o golpe, quer fazer crer que o tapetão que se pretende tem legitimidade, para além da inegável integridade da presidenta Dilma, que até os adversários reconhecem. Como diria Judith Brito em 2010, já que a oposição é fraca, a mídia deve fazer o papel da oposição, assumir sua feição partidária, nunca negada. A consciência democrática do Brasil não aceita o golpe. Tenha o nome que tiver. Quem quer o governo, dispute eleições. Democraticamente. Golpe, nunca mais!Profº e Secretário do Minicom: Emiliano José
terça-feira, 25 de agosto de 2015
CULTURA TEATRAL- "SONHOS DE UM PALHAÇO" DIA 27 DE AGOSTO EM MACETÉ
Arte e entretenimento.
No dia 27 de agosto o povo de Maceté vai receber diretamente de Euclides da Cunha a apresentação da Peça Teatral Sonhos de Um Palhaço, uma realização da Companhia Teatral Saída de Emergência em parceria com o coletivo de Jovens.
O monologo é interpretado por Israel Santana e dirigido por Carlos Carneiro.
Nosso portal que tem por objetivo atuação nas questões de interesse social da nossa comunidade e do município é parceiro da ação cultural e convida todos a assistirem a peça, por entender a sua importância tanto como entretenimento e como ação de difusão cultural.
Onde: Espaço da Associação/Maceté
Quanto: R$ 3
Horário: 19H
terça-feira, 21 de julho de 2015
PRECISA DE AJUDA: Jovem de Quijingue cria campanha solidária na web para poder fazer transplante
Até sete meses atrás, o jovem Marcelo da Silva Santos, 24 anos, morador da cidade baiana de Quijingue tinha uma vida normal, porém após sentir um mal estar foi levado até o hospital e acabou sendo diagnosticado com Leucemia, a partir daí o jovem iniciou uma longa e incansável luta pela vida.
Foram várias quimioterapias, 27 dias na UTI, duas paradas cardíacas e para completar os médicos detectaram uma bactéria que afetou todos os órgãos de Marcelo, seus movimentos foram comprometidos e o mesmo poderá carregar sequelas para o resto da vida. Assim como milhares de nordestinos, o quijinguense é daqueles que não desiste nunca, recentemente surgiu a possibilidade da realização de um transplante de medula em Recife, sem condições financeiras para arcar com as despesas ele resolveu tentar buscar ajuda na internet.
Marcelo criou com o auxilio da família uma campanha no site:www.vakinha.com.br que tem como meta arrecadar R$ 15.000,00 (quinze mil reais) quantia suficiente para arcar com todas as despesas e tratamento do mesmo.
Como geralmente não se conhece a causa da leucemia, o tratamento tem o objetivo de destruir as células leucêmicas, para que a medula óssea volte a produzir células normais. O grande progresso para obter cura total da leucemia foi conseguido com a associação de medicamentos (poliquimoterapia), controle das complicações infecciosas e hemorrágicas e prevenção ou combate da doença no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).
Para alguns casos, é indicado o transplante de medula óssea. O tratamento é feito em várias fases. A primeira tem a finalidade de atingir a remissão completa, ou seja, um estado de aparente normalidade que se obtém após a poliquimioterapia. Esse resultado é conseguido entre um e dois meses após o início do tratamento quando os exames não mais evidenciam células leucêmicas. Isso ocorre quando os exames de sangue e da medula óssea e o exame físico não demonstram mais anormalidades.
Você poderá ajudar com doação Clicando Aqui. No site da campanha tem a opção de gerar boleto de qualquer valor ou doar via cartão de crédito.
Se preferir poderá depositar qualquer quantia na Conta Poupança da irmã de Marcelo:
Banco: Caixa Econômica Federal
Agência: 3201 (Euclides da Cunha)
Operação: 013
Conta Poupança: 20765-1
Vanessa Moura da Silva (irmã)
INF.portaldenoticias
Agência: 3201 (Euclides da Cunha)
Operação: 013
Conta Poupança: 20765-1
Vanessa Moura da Silva (irmã)
INF.portaldenoticias
sábado, 18 de julho de 2015
Polêmica: Vereador Clóvis recebe intimação por acumulação ilegal de cargos
O vereador Clóvis Cavalcante da Silva foi intimado pela Comissão de Processo Disciplinar para responder ao processo de acumulação ilegal de cargos públicos.
A Comissão de Processo Disciplinar foi instituída pela Prefeitura de Quijingue no dia 17 de Junho para apurar a acumulação de cargos do vereador Clóvis Cavalcante da Silva.
De acordo com a Comissão Disciplinar, Clóvis teria acumulado os cargos de Professor e Técnico na Contabilidade. O que configuraria uma ilegalidade.
Como se sabe, somente após a nova gestão assumir o comando da prefeitura em 2013 é que o também professor passou a assumir seu posto em sala de aula com 40 horas, ou seja antes disso, recebia sem trabalhar?
Outra questão que se precisa levantar, o por que de somente agora que a prefeitura resolveu instaurar a comissão?
Clóvis tem até dia 19 de julho, amanhã, para responder à Comissão e a sociedade quijjinguense.
Quijingue.com
Outra questão que se precisa levantar, o por que de somente agora que a prefeitura resolveu instaurar a comissão?
Quijingue.com
sexta-feira, 17 de julho de 2015
" NÃO HÁ VAGAS" JOVENS EXIBEM EM PRAÇA PÚBLICA O FILME QUE RETRATA DESCASO NO CEMITÉRIO DE MACETÉ
O curta metragem de 5 minutos aborda de forma humorada o descaso do poder público com o cemitério de Maceté. Alvo de diversas matérias deste canal e o problema prevalece.
A população sempre se manifestou sobre o descaso e cobra das autoridades uma solução, nunca o poder público se manifestou sobre o caso. Neste sentido é que os jovens atores usaram o tema para denunciar e exigir solução. Nosso canal parabeniza os jovens pela criatividade.
Assista o vídeo Aqui
Construído no início dos anos 60, o cemitério atende diversos povoados da região circunvizinha e passa por situação de péssima conservação, paredes rachadas, insuficiência na capacidade para enterrar corpos, o coveiro muitas vezes é obrigado a retirar restos de outros corpos, como já nos afirma,Jonas.
A população sempre se manifestou sobre o descaso e cobra das autoridades uma solução, nunca o poder público se manifestou sobre o caso. Neste sentido é que os jovens atores usaram o tema para denunciar e exigir solução. Nosso canal parabeniza os jovens pela criatividade.
Assista o vídeo Aqui
quinta-feira, 11 de junho de 2015
Convite da prefeitura: Audiência pública sobre o plano municipal de educação
A Secretaria de Educação de Quijingue convida a população em geral para a audiência pública sobre o Plano Municipal de Educação, a ser realizada no dia 13 de junho no CEAQ, as 09 h.
quarta-feira, 10 de junho de 2015
Política e poder em Quijingue na ótica de Maquiavel
Por Bruno Maceté
Nicolau Maquiavel é considerado o pai da ciência política
moderna, ele pensou a política na sua
pratica como ela é ao contrario de como
deveria ser, inaugurando assim uma nova
era em nossa ciência.
Ele desenvolve um pensamento expresso no livro "O príncipe", o qual se tornaria o livro de cabeceira dos políticos como dizem os
autores, mesmo que tenham usado seu pensamento de forma distorcida usando apenas a primeira
parte, a conquista do poder.
Tendo o PODER como
tema central da obra, Maquiavel vai afirmar que o grande governante não
é aquele que conquista o poder, mas sim aquele que conquista e mantém, manter
não de forma tirânica naquela época ou de
forma que cause desgaste a sociedade em dias atuais, mas sim de forma que o
lavasse a conquista da glória, respaldo popular, esse que viria fruto do
reconhecimento da população pelos seus feitos na sociedade, podemos dizer atualmente
ampliando a cidadania da população.
Maquiavel expressa que para o governante conquiste o poder e a glória, este precisa ter
capacidade de lhe dar com dois aspectos decisivos, a virtú e fortuna. Virtú, entendida como habilidade, astucia de conduzir politicamente
um governo ou projeto político e tomar decisões coerentes, bem sucedidas que se colocam de formas inesperadas na contingência política e imposta pela fortuna, o acaso que pode vir a ser sorte ou não.
A fortuna pode estar favorável em algum momento, mas isso
não garante sua permanência, se não houver virtú por parte do governante este
não conseguirá ultrapassar os momentos difíceis, fruto da falta de sorte
imposta pela fortuna ou ausência de virtú.
Diante disso, como pensar a política em Quijingue sob a
ótica maquiaveliana, e como o atual governo tem se relacionado com a virtú e a
fortuna.
É certo que com o
histórico que Quijingue vivia, o momento da tomada do poder liderado pelo grupo
de oposição em 2012, contou com a fortuna, entendida ai como um contexto socio-político favorável a sua chegada ao poder, fruto da insatisfação coletiva
diante dos poderes constituídos anteriormente. Podemos dizer que o grupo
aproveitou bem esse momento e conseguindo chegar ao poder, mas não só por suas capacidades, mas também por
incapacidade de permanecia do adversário.
Segundo Maquiavel, um bom governante pode ser analisado pelo
reconhecimento que o povo lhe credibiliza, pela
sua capacidade de se perpetuar no poder e conquistar honrarias dadas pelo
próprio povo como forma agradecimento pelos feitos.
Em Quijingue o que pensar na ótica de Maquiável sobre um
governo que conquistou o poder, tendo conseguido a junção virtú coletiva e a fortuna, (virtú coletiva no sentido de que a conquista não partiu de um príncipe
como em Maquiavel , nem de um líder) mas
sim de uma coletividade insatisfeita e que colocava a necessidade de alternância de poder, a qual foi liderada pelo
atual prefeito.
Neste sentido, podemos pensar que o atual governo teve maior
fortuna ao seu lado no primeiro momento quando conquistou o poder, mas diante
das dificuldades que vem sofrendo, vem lhe faltando virtú para conduzir o processo político de
governo.
Não há liderança individual ou grupal clara que direcione o
projeto para algum lado ( se é que existe projeto), que
aponte e trilhe caminhos
propositivos e que afirme diante dos que compõem o governo os
objetivos a alcançar e que construa os meios para os fins desejáveis.
Diante da fraqueza na condução política atual fica aberta a possibilidade da fortuna se colocar do lado adversário, e
podendo tomar o poder que este deixará vago, vago pelo fato de que se o poder vir a ser
conquistado pelos adversários, não será conquistado por Virtú adversária, mas
sim falta de virtú do atual governo em
não saber aproveitar a oportunidade de fazer uma nova história digna em Quijingue
a qual se dizia discursivamente.
Nestes anos de governo, o que se ver é uma fragilidade
de ordenamento político seja fruto das dificuldades da máquina ou incapacidade do gerenciamento político
seja pelos lideres maiores, ou pelo corpo político geral.
Nesse clima de instabilidade gerada pelo próprio governo,
abre brecha para a fortuna se colocar no lado oposto, 2016 é logo ali. Se ver que oportunidade semelhante será difícil encontrar
caso percam o poder, Maquiavel precisa ser relido com mais atenção caso queiram
manter no tão cobiçado posto de poder.
sábado, 6 de junho de 2015
“Não há Vagas” Jovens produzem filme sobre o descaso no cemitério de Maceté
Construído no início dos anos 60, o cemitério atende diversos povoados da região circunvizinha e passa por situação de péssima conservação, paredes rachadas, insuficiência na capacidade para enterrar corpos, o coveiro muitas vezes é obrigado a retirar restos de outros corpos, como já nos afirmou, Jonas.
Nosso blog já fez diversas postagens demonstrando a péssima condição que se encontra o cemitério, tanto ainda na gestão do ex Prefeito Joaquim como a atual de Almirinho, o fato é que a população continua a clamar por solução, veja os links abaixo.
No sentido de reivindicação é que os jovens usaram o humor para denunciar o descaso, o filme é resultado da Oficina Audiovisual realizada na comunidade inicio do mês de março, a qual foi financiada pelo Edital calendário das Artes, Funceb/Secult.
Elenco- Jaciara Passos, Eduarda Moura, Danrley Gomes, Vitor Aleixo, Kleomar Motta, Felix Motta, Camila e Marilia Alves.
Assinar:
Postagens (Atom)