sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Rui Costa é candidato oficial do PT ao governo da Bahia

Rui Costa é candidato oficial do PT ao governo da Bahia
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O chefe da Casa Civil, Rui Costa, foi indicado oficialmente na tarde desta sexta-feira (29) candidato do PT ao governo do Estado da Bahia, um dia depois de ser anunciado como o “preferido” do governador Jaques Wagner (veja aqui) para disputar a sucessão estadual. A decisão saiu em encontro do diretório do PT baiano, realizado no Hotel Fiesta, em Salvador. A indicação de Rui Costa estava em resolução lida pelo presidente estadual da sigla. “O diretório estadual instalou em fevereiro de 2013 o processo de discussão do petista para a chapa ao governo, sendo apresentados quatro nomes. Foi pactuado que buscaríamos o consenso. Foram realizados encontros regionais, além de plenárias e reuniões internas para discutir táticas.  Face o exposto, o diretório estadual, avaliando manifestações ocorridas, assim como o diálogo com o governador e lideranças nacionais, resolve: item 1: indicar o nome do companheiro Rui Costa como nome petista ao governo do Estado, liderando a coalizão de forças de sustentação ao governo estadual”, leu Jonas Paulo. Em seguida, o texto foi votado e Rui, escolhido candidato.


BN

CANUDOS E A LUTA PELA TERRA

Por José Gonçalves

 Escrevendo sobre a guerra de Canudos, ainda no calor da hora, o escritor Afonso Arinos de Mello Franco afirmava ter tido aquele episódio o mérito de denunciar, perante as instâncias do poder, “o desprezo ou o olvido a que fora relegada” a região sertaneja. Tinha razão, o autor de "Os jagunços". Todavia, Canudos foi mais além: ele pôs em evidência a própria causa da miséria e do atraso.

Ao lado de tantos outros movimentos camponeses que fizeram história no Brasil, Canudos nada mais foi do que consequência de um problema cujas origens remontam aos tempos da colonização: o monopólio da terra – legado que chega aos nossos dias, projetando o Brasil no ranking mundial dos países com maior concentração fundiária.

É óbvio que o Brasil de hoje é diferente do Brasil de outros tempos. Todavia, no que toca ao sistema fundiário, pouca coisa avançou. O latifúndio resistiu a todas as grandes transformações porque passou o país durante cinco séculos, e de todas elas saiu incólume. Neste tópico, o Brasil é um país extremamente atrasado, conservador e injusto.

Como é possível pensar em justiça social e ao mesmo tempo conviver com um sistema fundiário que exclui os cidadãos e cidadãs, condenando-os à miséria, quando não à própria morte?! É inconcebível que 12 milhões de camponeses (em 1997), não tenham de onde tirar o pão de cada dia, enquanto 166 milhões de hectares de terra fértil (o que corresponde três vezes à França), “repousam em paz” sob a custódia do arame farpado.

No momento em que se rememora o centenário do massacre do Belo Monte (1997), a situação do campo não é muito diferente daquela em que se deu o movimento liderado por Antônio Conselheiro: monopólio, exploração, exclusão, conflito, etc. Fundamentalmente, Canudos foi uma reação do sertanejo (poderia ter sido do sulista), a tal estado de coisas. Ou seja, foi um movimento em função da terra; movimento este, por sinal, exitoso.

Em que pese o curto espaço de tempo (apenas quatro anos) e a localização em uma das regiões mais áridas do sertão baiano, Canudos não demorou a conquistar sua autonomia econômica. O jornalista Manoel Benício, que ali esteve durante a guerra, disse haver na referida povoação “plantações de diversos legumes, milho, feijão, favas, batatas, melancias, melões, jeremuns, cana-de-açúcar (...). Havia, ainda, “sítios, pomares, fazendolas de criação de bode, animais vacuns e cavalares...” Outro testemunho digno de crédito vem do Dr. Nina Rodrigues, o mesmo que examinou o crânio do peregrino cearense: “em curto prazo, Antônio Conselheiro transformou Canudos de estância deserta de abandonada em uma vila florescente e rica”.

Canudos passava a representar uma forte ameaça ao status quo do latifúndio brasileiro. E essa ameaça tinha que ser debelada. E o foi. Em 1896, com o apoio dos fazendeiros e da cúpula da igreja católica, o governo da república declarou guerra à comunidade canudense, resultando na chacina que vitimou milhares de camponeses.

Cem anos depois, eis de novo as ocupações; os pequenos “canudos” aqui e acolá; os camponeses novamente em luta pela terra. Por sua parte, os senhores da terra, agora vestindo a camisa multicor do neoliberalismo, continuam a reagir com não menos ferocidade. O método é sempre o mesmo. Que o diga a memória dos mortos de Corumbiara, Eldorado dos Carajás, e tantos outros “eldorados” da morte disseminados por este país “abençoado por Deus”.

A luta pela terra continua; e, enquanto não desmoronar o último latifúndio, ela não cessará. É o sistema que assim o quer.

Por José Gonçalves do Nascimento
jgoncalvesnascimento@hotma
il.com

*Artigo publicado, originalmente, no jornal A Tarde, de Salvador, edição do dia 3 de abril de 1997 e no jornal GAC de Monte Santo, edição de agosto de 1997

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ABSURDO: Falta de transporte deixa alunos prejudicados

Crianças e adolescentes que moram na Fazenda Lagoa Vermelha, e precisam se deslocar para frequentar à Escola Tertuliano Francisco da Silva, na localidade de Maceté, estão sendo prejudicados por conta da falta de Transporte Escolar. O caso foi denunciado pelo vereador Clovis Cavalcante (PSD) em pronunciamento na Tribuna da Câmara, na última sessão, 26.

Segundo o vereador, a falta de transporte está afetando a aprendizagem dos estudantes, pois desde o início do ano letivo que o problema persiste.  “Desde o início do ano letivo a maioria dos alunos da Fazenda Lagoa vermelha estão sem assistir as aulas. Imagine o prejuízo que já foi causado. (...) Perderão o ano letivo por irresponsabilidade do poder público municipal ”, alertou.

Por meio de um requerimento, Clovis cobrou da Secretaria de Educação, explicações sobre o fato ocorrido, solicitando cópias da frequência dos alunos para enviar aos órgãos competentes.
Fonte: Blog Metendo a Bronca
Informações:folhadavila

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Coletivo de Jovens realiza a III Semana de Juventude do Município.

Com o tema Juventude no processo de revolução social, O CMJQ ( Coletivo de Jovens de Quijingue)  realizou a sua III Semana de Juventude entre os  dias  16 á 22 de novembro. 
A semana de juventude, é um espaço de debate e construção de políticas públicas para a juventude do município, onde o tema é  levado para as escolas e espaços onde a juventude está presente. 

Nesse ano além das visitas as escolas do ensino médio e fundamental de Maceté, Algodões e a Sede, o destaque ficou  por conta da abertura da semana  na comunidade de Maceté, onde na  data (16/11) se comemorou o primeiro  ano de fundação da base local, acontecendo amplo  debate sobre o tema da semana de juventude que foi conduzido por Emanoel Sobrinho e Jonatas Monteiro, a noite  ainda foi animada pelo coordenador do coletivo Moacir Abreu e Lúcimar com Voz e Violão. 

Já na segunda  dia 18, na escola Manoel Fidelis na sede do município o momento foi de apresentação de alguns trabalhos realizados pelo  coletivo, apresentação de alguns documentários e o diálogo com o poder público municipal, representado pelo secretário Joelnir Santana que também é membro e ex coordenador do CMJQ. 

O outro destaque  ficou por conta da festa beneficente  que aconteceu em Algodões na sexta 22, com o objetivo de arrecadar alimentos para ajudar famílias necessitadas, Dj Brandão, Jaílson e Banda Algo + animaram o público e fecharam a semana de Juventude com chave de ouro. 

O evento contou com a participação de diversas personalidades e parceiros, como Fabio santos, Raimundo Carlos, Horácio Paruque,  Fabiana Ferreira e etc. 

Agradecimentos especiais  aos diversos parceiros:  STR de Quijingue, Humana Brasil, Ascoob Itapicuru e Secretária de Transporte de Quijingue que apoiaram a iniciativa.

Informações da assessoria de imprensa

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu nesta sexta feira (22 ) em Maceté o senhor Dionízio (de 89 anos), o mesmo se encontrava doente e veio a óbito nesta tarde, seu sepultamento será amanhã no cemitério local.
Seu Dizíonio como era carinhosamente conhecido, por muito tempo foi comerciante, comprava suas mercadorias em Tucano e revendia em Maceté.
Deixa diversos filhos, nossos amigos Tunta, Auro, Pituca, Marilza e Ilto além dos demais familiares.

Nosso blog deixa os pêsames a todos os familiares e que Deus conforte  os corações de todos.!

 



quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Maceté- Alunos do Projeto mais Educação visitam pontos históricos em Salvador

No final de semana passado(dias 9 e 10) alguns alunos e professores da Escola Tertuliano de Maceté  visitaram Salvador e seus diversos pontos históricos e turísticos.
A iniciativa partiu através do projeto Mais Educação no intuito de proporcionar aos jovens um momento diferenciado de ensino, onde puderam sair da sala de aula indo buscar conhecimento em campo, visitar os locais. 

Os alunos puderam conhecer o centro histórico, pelourinho e seus diversos monumentos históricos e simbólicos entre eles igrejas, museus, espaços culturais entre outros.

Segundo a diretora Maria Ascenção, foi um momento ímpar para os jovens, poderem conhecer a capital além daquilo estudando nos livros de história, poder ver os monumentos históricos  no pelourinho é algo inesquecível, além de proporcionar um momento de lazer também importante.

Além disso puderam ter a oportunidade de assistir a filmes no cinema entre outras atrações culturais. 
O Blog Maceté parabeniza  a realização do projeto, por entender que o processo de educação precisa sair dos muros escolares.

Confira as fotos  Aqui

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

VIII Encontro do Fórum de Cultura no Terrioório do Sisal acontece neste fim de semana em Tucano


 O município de Tucano receberá entre os dias 15 e 17 de novembro participantes de toda a Bahia e cidades de outros estados para o VIII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia – Território do Sisal, evento que tem como principal objetivo articular, fortalecer e difundir a cultura do estado, sobretudo nos territórios de identidade.

Segundo os organizadores, o Fórum vem para despertar o interesse de todos os atores envolvidos e comprometidos com a área cultural. Durante os três dias do encontro, os participantes contarão com programação diversificada, com exposições de artes, apresentações teatrais, música, vídeos, dentre outros, e as discussões serão norteadas a partir do tema central do encontro, que é “Por uma política cultural inclusiva”.
O VIII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia é aberto ao público, a todos que queiram participar da programação e contribuir para a construção de uma nova forma de pensar e fazer a cultura nas mais diversas regiões da Bahia.

Fórum de Cultura da Bahia - Articulado durante a realização da IV Conferência Estadual de Cultura em 2011 e criado a partir das reuniões de formação em janeiro de 2012, o Fórum é um espaço democrático de discussão e de articulação permanente, composto de pessoas físicas e jurídicas envolvidas com a questão cultural, não fazendo qualquer discriminação de origem étnica, de gênero, de religião e de linguagem artística. 

O Fórum é apartidário e aberto à cooperação com órgãos governamentais, com abrangência nos 417 municípios do Estado da Bahia, e se propõe a discutir problemas e encontrar soluções estratégicas para gestão das políticas culturais no Estado.

Acesse o site do Fórum para mais informações e  programação completa: www.forumdeculturadabahia.blogspot.com.br/
Entrevista com a comissão organizadora do evento: www.tucano.ba.gov.br/multimidia-radio.php


Inf. portal prefeitura de tucano

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O escândalo do automóvel locado pela prefeitura

Por George O.
Valor venal de uma pick-up com as características da locada, infelizmente, pelo nosso prefeito:
Mês de referência: Novembro de 2013 Código FIPE: 022103-1 Marca: Mitsubishi Modelo: L200 Triton HPE 3.2 CD TB Int.Diesel Aut Ano Modelo: Zero KM a diesel Preço médio: R$ 122.593,00 Data da consulta: sábado, 09 de novembro de 2013 21:24
Considerando o preço da mesma pick-up, entre comprar e alugar uma, talvez fosse melhor a compra. Entretanto, a meu ver, o melhor para o município seria a opção pela não aquisição, tampouco locação. Acredito que o prefeito, muito menos o município, não necessita de um carro desse porte. O município possui outras necessidades muito mais prioritárias, a exemplo de ambulâncias.
O que me deixa indignado é que não vemos qualquer crítica consistente por parte da oposição, muito menos por parte de membros do governo. Talvez a oposição não tenha o que falar, haja vista também ter feito contratos absurdos com a locação de veículos. Lembram da Hilux que o vereador Washington dirigia para cima e para baixo, muito vezes para seu lazer? Pois é, era uma locação da Câmara de Vereadores.
Ou seja, seja de que lado for, com raras exceções, os políticos de nosso município não estão nem aí para reais necessidades do povo. São um bando de sanguessugas que não se cansam de sugar os escassos recursos públicos de que dispomos.

Inf.quijingue.com

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Futebol Quijinguense: clássico entre Maceté e Nova Geração

Neste sábado dia 09/11 acontece o primeiro jogo das semifinais da II Copa Nova Geração.
A Bola vai rolar em Maceté  e a expectativa é de um grande jogo envolvendo  as equipes de Maceté X Nova geração, válido pelo primeiro jogo das Semi Finais.

Na primeira fase o Maceté, que tem por grande estrela do time o jogador Ricardo, um dos artilheiros da competição, terminou com 10 pontos, ( 3 vitórias e um empate) sendo assim líder de seu grupo. Nas quartas de finais eliminou a agremiação da Baixa da Luva ganhando uma partida e perdendo a outra.

Já o Nova geração terminou a primeira fase com 8 pontos, ficando em 2º lugar de seu grupo, atrás do próprio Maceté, porém com duas vitórias contra a equipe E.C Terra Branca nas quartas de finais acumula a melhor campanha dentre todas equipes da competição.
O Jogo acontece em Macete, as 15:30 hs, o outro jogo da semi final acontecerá em lagoa da Barra, envolvendo Lagoa da Barra X União central no dia 17/11. 


Você é o nosso convidado especial, venha conferir o show que é o esporte do nosso município.

Inf. Marcos Leone

EX PREFEITO JOAQUIM TEM CONTAS REJEITADAS E TERÁ QUE DEVOLVER MAIS DE 200 MIL AOS COFRES PÚBLICOS

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), decidiu pela rejeição das contas do ex-prefeito de Quijingue, Joaquim Manoel dos Santos, no exercício de 2012, com aplicação multa e determinação de ressarcimento de mais de 200 mil reais aos cofres públicos.

 
O TCM aplicou multa de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) a ex-prefeito Joaquim e determinou o ressarcimento aos cofres públicos municipais do montante de R$ 66.717,39 (sessenta e seis mil, setecentos e dezessete reais e trinta e nove centavos) pelo Gestor, bem como determinação de restituição, com recursos municipais, da importância de R$ 141.339,93 (cento e quarenta e um mil, trezentos e trinta e nove reais e noventa e três centavos) à conta do FUNDEB, além de determinação de representação ao Ministério Público Estadual.

 
Processo nº 09984-13 TCM_BA 
 
Inf. blogvgereadorreginaldo

Prefeitura aluga um carro de luxo pelo valor de R$ 89 mil para o gabinete do prefeito

A prefeitura de Quijingue, por meio da empresa Almeida Construtora e Serviços LTDA-ME, alugou um veículo de luxo pelo valor de R$ 89.400,00 (oitenta e nove mil e quatrocentos reais) por um período de um ano. O veículo trata-se de uma L-200 Triton, Mitsubishi, Motor 3.2, automático, 4X4, ano 2013, para atender ao gabinete do prefeito.

 
 O contrato tem vigência de 01/10/2013 a 24/10/2014.
F: D.O.M

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Prefeitura de Euclides altera a data do cuncurso público

NOTA PÚBLICA

05 de novembro de 2013

A Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha, do Estado da Bahia, no uso e suas atribuições, torna pública a alteração da data da realização das provas, anteriormente previstas para o dia 10 de novembro de 2013, para o dia 15 de dezembro de 2013

O Edital de retificação será publicado no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, junto ao Diário Oficial do Município de Euclides da Cunha www.euclidesdacunha.ba.gov.br e no site do Concurso: www.selecao.uneb.br/euclidesdacunha2013.

Nos colocamos a disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.


Prefeitura Municipal de Euclides da Cunha