sábado, 13 de outubro de 2012

EDUCAR É, ANTES DE TUDO , CONSCIENTIZAR


Por:  Morgana Gazel


Isto significa que conscientizar se insere em todo o processo educativo. Vejamos. Proponho que educar é envidar ações que levem o educando a tomar conhecimento e fazer uso das condutas necessárias a seu desenvolvimento físico; a reconhecer seus padrões construtivos e destrutivos e a lidar com eles de modo adequado; a distinguir seu papel nas relações interpessoais; a se tornar ciente de seus direitos e deveres no âmbito social; a perceber que o aprendizado intelectual é um instrumento imprescindível à aquisição da liberdade de pensar e da capacidade de fazer escolhas adequadas; por último, a se dedicar a este aprendizado.

Esta concepção de educar é apenas um detalhamento baseado numa definição do Aurélio, que diz: Educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.

Se atentarmos cuidadosamente no que proponho como objetivos das ações educativas, veremos que a família tem um papel preponderante na consecução deles. Somente os dois últimos exigem a participação da escola, embora ela deva contribuir para que os demais sejam igualmente alcançados.

Ora, os pais, em sua maioria, não têm condições de cumprir todos os requisitos referentes a seu papel de educadores, pois não foram suficientemente educados. Se o filho bate em outra criança, eles se mostram compreensivos, caso contrário ficam furiosos. À noite, horário em que geralmente os membros da família têm oportunidade de interagir, uns se ocupam assistindo à TV, outros no computador. E assim segue a vida.

Se a criança chega à escola com pouca ou nenhuma educação doméstica, terá grande dificuldade de se adaptar ao novo ambiente, principalmente porque grande parte dos professores não está preparada para lidar com aluno difícil. É bom lembrar que os docentes podem também ter tido uma família incapaz de exercer satisfatoriamente o dever de educar. A coisa toda se complica ainda mais, quando um deles toma uma medida, às vezes correta, com a finalidade de corrigir uma conduta deseducada, e os pais do aluno em questão revoltam-se e o agridem. O prejuízo do professor será apenas o mal-estar, o do aluno será provavelmente jamais se tornar um verdadeiro cidadão.

Os efeitos das falhas no processo educativo alastram-se em toda a sociedade, vai até nossos governantes; muitos deles certamente vieram de lares e escolas que falharam neste aspecto. Como consequência, chafurdam no exercício da não cidadania e, portanto, não têm nenhum interesse em mudar tal situação.

Que fazer então diante desta realidade? Você deve estar perguntando-se, caso tenha tido a sorte de ser educado adequadamente. Difícil responder. Mas tenho sido assaltada por um sonho louco, no qual todos os verdadeiros cidadãos contribuem de alguma forma para educar pelo menos uma pessoa fora de sua família. No futuro deste sonho, nossos bisnetos são os pais, e o mundo é um lugar bem melhor de se viver.


Um comentário:

JOSE XIRI DE SOUZA disse...

A propósito, e visando um entendimento mais completo, temos que admitir que educar não é uma tarefea simples e não somente o pai e o professor que podem dar conta do recado, obviamente a família e a escola são, indubitavelmente o caminho para levar a conversão do novo ser em um adulto consciente em sua plenitude, ora consciente para os cerebralistas, são apenas aqueles que tem conhecimento; mas conhecimento de que? o que interessa ao novo ser em termos de conhecimento? As leis(constituição do país), A matematica, A linguagem(para que possa comunicar melhor com seus pares entender as metáforas, se desviar dos processos sofismatórios, a ciência(biologia, fisiologia ecologia) o que mais. Há quem diga; Religião mas isto é motivo de dúvida e muitas vezes a religião situa-se no campo sofismatório, além de não possuir processos claros sobre uma realidade relativa que é o que interessa. A Psicologia, essêncial no apoio as famílias e a escola. Então fica minha pergunta: Em Quijingue existem Psicólogos? neurologistas, se não tiver estes profissionais, de que maneira são tratadas aquelas criançãs cujos processos cerebrais requer tratamentos que a família e a escola não são capazes de fornece?