Membros do CONSISAL e do CODES Sisal voltaram de Brasília animados com o resultado das audiências, realizadas dias 13 e 14. Um dos objetivos centrais da viagem foi debater a implantação do Campus avançado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Território do Sisal. Secretários e parlamentares presentes reconheceram a dívida educacional do país com o Estado da Bahia e com a Região Sisaleira e a necessidade de atender as demandas apresentadas.
Os deputados federais assumiram o compromisso de debater e encaminhar a pauta, que necessita de emenda parlamentar para viabilizar a infraestrutura de implantação do Campus.
Durante a abertura da audiência de ontem (14), com o Ministério da Educação, a presidenta do CONSISAL, Cecília Petrina, apresentou um documento contendo a proposta de implantação do Campus e outras demandas territoriais. Em sua fala, Cecília reconheceu os avanços na área de educação nos últimos dez anos, mas lembrou que há uma carência muito grande de educação superior nos 20 municípios que compõem o Território do Sisal, e que ainda há muito o que fazer para atender as necessidades, dos mais de 560 mil habitantes do Território, de acesso a universidade e produção do conhecimento.
De acordo com o Secretário Executivo do Ministério da Educação (MEC), José Henrique Paim, o anúncio da implantação de novas universidades na Bahia não esgota a discussão. José Henrique informou que o MEC entende e apóia a expansão do ensino superior na Bahia e está acompanhando a elaboração dos planos de expansão das universidades federais, e que no caso da UFRB, é preciso que a própria universidade insira a implantação do Campus no Território do Sisal no seu plano de expansão.
Para o Secretário Executivo do CONSISAL, José Silva, com o reconhecimento do MEC e o apoio de parlamentares, da UPB, entidades e da UFRB, a vinda da Universidade é só uma questão de tempo. “Temos diversos apoios já consolidados nas esferas estadual e federal, contamos com o desejo da população, dos municípios do Sisal, para a vinda da universidade e da UFRB de atuar aqui no Território. Agora é uma questão de tempo para vermos materializado o sonho da Universidade Federal do Semiárido” comemora José.
O projeto de implantação da universidade está sendo elaborado e será apresentado pela comissão responsável, no dia 30 de setembro em Araci, durante seminário com a presença de parlamentares e lideranças das esferas estadual e federal.
Fonte:quijingueacontece
Fonte:quijingueacontece
Nenhum comentário:
Postar um comentário