quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

COLLOR x LULA, COMPLETA 20 ANOS HOJE






1989 eram adversários




                                                          20 anos depois aliados



A exatos 20 anos atrás a população brasileira estava voltando as urnas no 2° Turno das Eleições Presidênciais de 1989 para eleger o novo presidente do país através do voto direto depois de uma Ditadura Militar de 20 anos e da Eleição indireta de 1985, na ocasião disputaram o 2° Truno daquele ano os candidatos surpresas que surpreenderam muita gente conhecida que disputou o 1° Truno das Eleições em 15 de novembro do mesmo ano.

Na ocasião o hoje Senador de Alagoas Fernando Collor de Melo (PTB) venceu com 49,94% dos votos o hoje Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que obteve 44,23%, naquela eleição o vencedor Collor era ex. prefeito de Maceió e ex. governador de Alagoas e foi eleito pelo extinto PRN, já Lula era ex. deputado federal por São Paulo e ex. sindicalista da região do ABC paulista, desde aquela época Lula é filiado ao partido a qual ele fundou com os amigos em 1980, o PT.

Momentos que marcaram o 2° Turno

O nível de entusiasmo era grande, com artistas participando ativamente da campanha de Lula, cantando o hoje célebre jingle "Lula Lá" no horário reservado à propaganda eleitoral do candidato. Outros, como Marília Pêra, preferiram apoiar à candidatura de Fernando Collor de Mello e foram duramente criticados mais tarde, durante o processo de impeachment do mesmo.

Durante o segundo turno, um pool de emissoras (Rede Bandeirantes, Rede Globo, Rede Manchete e SBT) realizou dois debates entre os candidatos. Durante o Jornal Nacional do dia seguinte, um dos debates (o segundo) foi editado de uma forma em que o candidato do PRN parecia ter se saído melhor do que o do PT. Tal fato foi visto como uma ação de favoritismo político a Collor, que até então mantinha um relacionamento forte com Roberto Marinho, dono da Globo. Muitos atribuem a vitória de Collor na eleição devido a este fato em específico. Mas também há outros que influenciaram o voto do eleitor, como a revelação que a campanha de Collor fez sobre a existência de uma filha que Lula teve fora do casamento. A ex-namorada de Lula participou da campanha de Collor, denunciando aos eleitores que Lula mandou-lhe fazer um aborto e que lhe tinha confessado que odiava negros. Há, entretanto, quem defenda que a simples "inexperiência" de Lula o fez perder a eleição.

A votação

Na realidade, os 49,94% de votos do vencedor Collor correponderam a 35.089.998 votos, já os 44,23% do derrota Lula corresponderam a 31.076.364 votos.

A carreira política depois de 1989

Collor

Depois que venceu as eleições, o vencedor da época Collor, sofreu um Impeachment em 1992 após diversos escandulos do seu governo, na ocasião assumiu a presidência da república o mineiro Itamar Franco, hoje no PPS.

Em 2000 ele tentou ser candidato a prefeitura de São Paulo pelo PRTB, mais sua pretensão foi infrutífera devido ao fato de que a suspensão dos direitos políticos perduraria até depois da eleição.

Em 2002 ainda no PRTB, ele voltou para seu estado de origem e perdeu as Eleições para governador no 2° Turno para Ronaldo Lessa (PSB).

Em 2006 ainda pelo PRTB, ele foi eleito com mais 500 mil votos para exercer a função de Senador por Alagoas, cargo que esta ocupando no momento no PTB, partido a qual ele se filiou em 2007 depois da posse, atualmente ele exercer a função de presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado.

Lula

Depois da derrota em 1989, Lula continuou sua caminhada pelo país como presidente do PT e grande liderança de oposição e esquerda do Brasil.

Em 1994 ele voltou a ser candidato a presidente perdendo ainda no 1° Turno para o ex. amigo e aliado dos anos 80 Fernando Henrique Cardoso do PSDB.

Em 1998 ele tentou novamente ser presidente e novamente perdeu mais uma vez no 1° Turno e para FHC.

Em 2002 depois de três derrotas consecutivas ele conseguiu ser eleito presidente da república no 2° Turno com a maior votação da histórias desde país, foram mais de 55 milhões de votos, na ocasião ele derrotou o hoje governador de São Paulo e candidato a presidência em 2010 José Serra do PSDB.

Em 29 de outubro de 2006, Lula é reeleito no segundo turno, vencendo o ex-governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin do PSDB, com mais de 60% dos votos válidos. Após esta eleição, Lula divulgou sua intenção de fazer um governo de coalizão, ampliando assim sua fraca base aliada. O PMDB passa à integrar a estrutura ministerial do governo.

Aliados hoje

Ninguém apostaria a 20 anos que hoje depois daquela eleição, Lula e Collor seriam aliados amigos políticos, se naquela ocasião Collor derrotou Lula para presidente, hoje 20 anos depois, Lula como presidente deste país em seu segundo mandato, tem como grande aliado no Senado Federal, o hoje Senador Collor, é por essas e outros que sempre digo, na política tem de tudo e pode se esperar tudo.



Fonte:blogdobruno

Nenhum comentário: