quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Discussão sobre a criação de novos municípios ganha reforço


Uma Frente Parlamentar que discute a criação, o desmembramento e a fusão de Municípios foi instaurada na tarde desta terça-feira, 26 de fevereiro, na Câmara dos Deputados. O objetivo é regulamentar a Emenda Constitucional 15, que necessita da aprovação de uma lei complementar federal sobre o assunto.
O deputado Manoel Júnior (PMDB-PB) é o coordenador da Frente e conversou com aAgência CNM em relação ao tema. De acordo com o parlamentar, mais de 350 deputados apoiam a Frente e espera-se que o Congresso solucione de maneira definitiva os impasses em relação à Emenda 15.
“É insustentável para as administrações municipais conviver com esta situação. Devemos buscar uma forma eficiente e rápida para a aprovação da lei complementar. Vamos sensibilizar o presidente da Casa, Henrique Alves, para a criação de uma Comissão Especial onde iremos apresentar nosso relatório [feito pela Frente]”, explicou Manoel Júnior.
O coordenador é favorável à criação de Municípios desde que regras sejam levadas em consideração. “Como a situação financeira e social do distrito”, citou como exemplo.
Desde 1996 nenhuma emancipação ocorreu entre Municípios do Brasil. Ao todo, 42 propostas para regulamentar a Emenda 15 tramitam na Câmara e no Senado Federal. Todas estão apensadas – tramitam em conjunto – com um principal, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 416/2008.
Íntegra do PLP 416/2008

F: confederação nacional dos municípios

domingo, 24 de fevereiro de 2013

CAMPANHA PARA QUE O METEORITO DE BENDENGÓ VOLTE A BAHIA

Uma campanha foi iniciada na internet pelo Profº Wagner Antonio,  no intuito de fazer com que o Meteorito de Bendengó, deixe o museu do Rio de Janeiro e volte pra  Bahia.

O meteorito foi encontrado no ano de 1784,  no território de Bendengó por isso o nome do povoado.

É considerado o maior Meteorito encontrado no Brasil e um dos maiores do Mundo, foi levado ao Rio de Janeiro no 1888 a pedido de Dom Pedro II.

É importante que o estado baiano intervenha para que o objeto venha para seu estado de origem, e mais ainda pra comunidade de Canudos.

O site da petição  é mesmo que recolheu mais de 1 milhão de adesões contra o senador Renan Calheiros, pedindo sua saída da presidência  senado.

Consideramos  importante a participação da população pois faz parte da nossa história.

Segue o link  Assine Aqui


Informações Wikipedia







sábado, 23 de fevereiro de 2013

PT baiano oficializa quatro nomes para sucessão de Wagner

Depois de algumas criticas pela demora dos possíveis nomes a sucessão ao Governador Jaques Vagner, o PT baiano oficializou os quatro nomes que irão brigar pelo pleito.

São eles o senador Walter Pinheiro, os secretários estaduais do Planejamento, José Sérgio Gabrielli e da Casa Civil, Rui Costa, e o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, foram os escolhidos.

A briga agora é pela viabilização. Dizem que os mais fortes são os dois secretários, sendo que Gabrielli seria o preferido de Lula, enquanto Costa teria a benção de Wagner.

Com a divulgação dos quatro nomes, caem por terra ao anseios de outros três petistas, Nelson Pelegrino, Moema Gramacho e Guilherme Menezes, que também haviam expressado o anseio de disputar o cargo. 

Existe um interesse no partido para que o próximo Governador seja do partido dos trabalhadores.

Inf. metro1

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

RECONHECIMENTO: VAQUEIRO PODE VIRAR PROFISSÃO


Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados pretende regularizar a profissão do vaqueiro. A proposta, de autoria do parlamentar maranhense Carlos Brandão (PSDB), delimita aos trabalhadores a incumbência de conduzir os animais e dar proteção contra atos de violência ao longo dos trajetos, bem como garantir alimentação ao rebanho. Aos empregadores, caberá contratar seguro de vida e de acidente. O profissional também terá direito à aposentadoria após 30 anos de contribuição, para homens, e 25 anos, se for mulher. “A regulamentação da profissão de vaqueiro irá beneficiar milhares de trabalhadores que contribuem com o seu trabalho não só para o adequado funcionamento das atividades pecuárias, mas também, principalmente, para a manutenção das tradições culturais do sertão brasileiro. Ao realizar suas atividades, o vaqueiro mantém a cultura do vestuário, da gastronomia, da caracterização da região e da literatura cantada”, defende o deputado no texto. O projeto terá análise conclusiva das comissões de Seguridade Social e Família; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

BN

MACETÉ: Continua sem sinal de TV


Os moradores de Maceté que não dispõem de antena parabólica ainda estão  sem sinal de TV, segundo moradores a meses  antena foi retirada pois corria risco de desabamento e até hoje não foi solucionado o problema.

Sem contar que na comunidade a unica opção de sinal é a GLOBO, sendo ainda o sinal de SP e RJ, os telejornais da Bahia não são assistidos pois o sinal é dos estados do Sudeste, um outro problema que precisa solucionar.

É importante frisar que a comunidade é representada por dois vereadores na câmara municipal.

Informe do Coletivo de Jovens de Maceté sobre os bilhetes sorteados


O Coletivo de Jovens de Maceté vem anunciar os números sorteados dos bilhetes.

1º Prêmio- Nº 107

2º Prêmio- Nº 201

3º Prêmio- Nº 196


Lembrando que o sorteio foi feito pela loteria federal de (sábado dia 16), o qual pode ser

conferido no site da caixa econômica federal.



Em breve estaremos contactando os ganhadores para o recebimento do prêmio.

Agrademos a todos que contribuíram comprando os bilhetes:


Atenciosamente:

Coletivo de Jovens de Maceté

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Governo do Estado realiza encontro entre todos os municípios do território do sisal, o qual Quijingue faz parte




O Governo do Estado através da Secretaria de Planejamento, estará realizando  encontro em todos os territórios de identidades da Bahia.

 Com o objetivo de presentar aos cidadãos a plataforma de ação do Governo, a partir daquilo que já foi executado, o que está sendo realizado e as ações previstas na LOA 2013 e nos dois últimos anos do PPA (2014/15).

No evento, o Governo apresentará aos Territórios as suas realizações, tomando por base as temáticas mais importantes em cada território. O público alvo dos II Diálogos Territoriais será composto, em cada território, por representantes dos colegiados territoriais, autoridades municipais, organizações sociais, entidades estatais e federais.

O evento no Território do Sisal o qual Quijingue faz parte, será realizado no dia 21 de fevereiro (quinta-feira), a partir das 08:00h, no município de Conceição do Coité.

É de fundamental importância Quijingue está representado em eventos deste porte para que venha ter mais interação entre os municípios  vizinhos e a esfera estadual.

Inf: calilanoticias

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Prefeito Almirinho vai anunciar um balanço da gestão em programa de rádio


O prefeito de Quijingue, Almirinho, anuncia que irá à rádio realizar um balanço dos primeiros dias de sua gestão.

Na oportunidade, o gestor irá falar sobre a situação em que recebeu a prefeitura da gestão anterior e as primeiras ações do seu governo. 

A assessoria do prefeito deve divulgar nos próximos dias o local e horário da entrevista.

F: DECOM 
quijingue.com

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Número de partidos políticos no país pode dobrar

 número de partidos políticos que podem disputar as eleições no Brasil poderá crescer 100% nos próximos anos se todos os grupos que se mobilizam para criar novas siglas tiverem sucesso, de acordo com levantamento da Folha. Atualmente, existem 30 partidos no país. Pelo menos outros 31 ainda estão em processo de gestação, inclusive o novo partido da ex-senadora Marina Silva, agrupamentos de extrema esquerda e até uma sigla monarquista. A maioria desses grupos começou a se organizar depois de 2007, quando uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a julgar a infidelidade partidária. A legislação permite que políticos mudem de time para criar um novo partido e desde então três siglas foram criadas, o PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab e os PPL e PEN.


BN

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Atirador conta como matou Bin Laden pela primeira vez à imprensa


O atirador da Marinha norte-americana que matou Osama Bin Laden em maio de 2011 deu uma entrevista detalhada sobre o caso pela primeira vez na edição de março de 2013 da revista dos EUA "Esquire".
"Ele estava morto. Não se movia. Sua língua estava para fora. Eu o vi respirar pelas últimas vezes, apenas por reflexo. E eu me lembro de pensar, enquanto o via expirar pela última vez: 'Isso é a melhor coisa que eu já fiz, ou é a pior coisa que eu já fiz?", o atirador diz à "Esquire".
O nome do homem, identificado apenas como "The Shooter" (o atirador) não foi revelado para manter sua segurança e de sua família, segundo a revista. O artigo completo (em inglês" está no site da "Esquire".
"Pela primeira vez, o membro do SEAL da Marinha que matou Osama Bin Laden conta sua história - falando não só sobre a operação e os três tiros que mudaram a História, mas sobre sua batalha pessoal em sequência por si e sua família. E a assustadora falha do governo dos Estados Unidos em ajudar seus soldados experientes e habilidosos em continuar com suas vidas", diz a revista na abertura da reportagem.
Ele reclama na reportagem da falta de apoio do governo para seguir sua vida depois que ele voltou da missão no Paquistão.
A missão, de invadir a casa no Paquistão em que o líder da Al Qaeda estava escondido, segundo "o atirador" diz à "Esquire", foi passada por uma mulher que trabalhava na CIA - conforme retratado no filme "A hora mais escura". Ela disse que ele estava "com 100% de certeza no terceiro andar da casa".
"O atirador" diz à "Esquire" que a ação no terceiro andar da casa durou cerca de 15 segundos. "Eu atirei nele duas vezes na testa. A segunda enquanto ele estava caindo. Ele caiu no chão em frente à cama e eu atirei de novo. No mesmo lugar (...) Seu cérebro se espalhou pelo rosto. O público norte-americano não quer saber como era a imagem", diz o soldado. 
G1

Papa anuncia que renunciará ao pontificado no dia 28

O papa Bento 16 anunciou nesta segunda-feira (11) que renunciará ao seu ministério no dia 28 de fevereiro, noticia o Jornal do Brasil. O pronunciamento aconteceu quando discursava em latim durante um consistório do Vaticano. As informações foram passadas pelo porta-voz da Santa Sé para a agência de notícias AFP.  "O papa anunciou que renunciará a seu ministério dia 28 de fevereiro. Começará assim um período de 'sede vacante'", confirmou o padre Federico Lombardi, em um anúncio quase "sem precedentes" na Igreja Católica, já que esta é apenas a segunda vez que um papa da Igreja Católica renuncia ao pontificado. Em comunicado, Bento 16 disse que vai deixar o cargo devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo. O papado de Joseph Aloisius Ratznger começou em 2005.

BN

sábado, 9 de fevereiro de 2013

ATUALIZADO: Denuncia Anônima: Vereador ganha como professor e mal vai a escola


Cidadão que preferiu não se identificar enviou um texto ao nosso Blog, o qual pediu para ser publicado.



Segue:

O vereador Clóvis é concursado como professor e lotado na escola de Maceté, com 40 horas.
só que o vereador nunca deu aula, já que o grupo ligado ao vereador sempre governou o município, e o mesmo tinha total poder, ganhava como professor sem trabalhar.
queremos saber e ai, como vai ficar isso? absurdo.



Lembrando que não é ilegal Vereador assumir outro trabalho, contribuições de Dhene  Arlis traz artigo da constituição federal onde dá garantias ao vereador de escolher se recebe ou não o salário de professor.

Segue texto da constituição:



 Artigo 38º - Ao servidor público da administração direta, autarquica e fundacional, no exercicio de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

I - Tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;
II - Investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo lhe facultado optar pela sua remuneração;
III - Investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo e não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;"

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Quijingue será contemplado com motoniveladora

Quijingue será beneficiado por 1 Motoniveladora, o equipamento virá através do ministério do Desenvolvimento Agrário, Governo Federal, sendo continuação do PAC 2.
As estradas do município estão precarizadas depois das chuvas que caíram a alguns dias, e o equipamento será bastante importante. 

Confira a Lista   das cidades beneficiadas.

inf:fatimanunes

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Carro roubado próximo a Tanque do Rumo

 Um veículo de marca Fiat Siena, cor cinza, placa NZJ 0951, licenciada de Euclides da Cunha, foi roubado do proprietário, José Amaro Ramos Junior, conhecido como “Junior”. O crime aconteceu por volta das 18h da noite desta última quinta-feira (31/01), na BR-116/Norte, nas proximidades do povoado Tanque do Rumo, meio rural do município de Quijingue - BA. De acordo com as informações do proprietário do carro, 3 meliantes com posse de arma de fogo obrigaram-no a parar o veículo, inclusive, um destes efetuou um disparo sem direção. Na ação, os bandidos levaram o veículo, deixando o proprietário para trás. José Amaro Ramos Junior é euclidense e na hora do fato retornava da cidade de Tucano – BA, onde trabalha frequentemente. O caso foi registrado na DT de Quijingue na manhã desta sexta-feira (1). Caso tenha informações sobre o paradeiro deste veículo, colabore, ligue para a Delegacia de Polícia de Quijingue pelo telefone: (75) 3387-2178.

Fonte:euclidesdacunha.com.br

UNEB de Euclides da Cunha realizará mais uma edição do LEMEL e do SEPEX


Durante os dias 7, 8 e 9 de maio de 2013, o NUPE e o DCHT (Departamento de Ciência Humanas e Tecnologias) do campus XXII da UNEB em Euclides da Cunha estarão promovendo a edição III do LEMEL (Linguagens, Educação, Ensino e Metodologia da Língua Portuguesa) e a edição II do SEPEX (Seminário de Pesquisa e Extensão).
O III LEMEL - Linguagens, Educação, Ensino e Metodologia da Língua Portuguesa e o III Seminário de Estágio e Prática Pedagógica dão continuidade ao processo de interação dos saberes nas áreas de linguagens e educação.  Historicamente, os eventos ocorreram em sua primeira edição, no mês de abril de 2011, na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus de Euclides da Cunha.

O evento promove intercâmbio e divulgação dos conhecimentos vinculados ao processo de formação dos professores, suas práticas, pesquisas e estudos desenvolvidos na perspectiva dos diversos saberes.

Em 2013, o projeto guarda-chuva: LEMELacolhe o II SEPEX, no sentido de oportunizar o resguardo dos trabalhos de pesquisas e extensão do campus XXII e de outras instituições que desejem partilhar os seus conhecimentos, interagindo com as diversas linguagens e a educação.

Assim, cumprem ao III LEMEL, ao III Seminário e Prática Pedagógica e ao II SEPEX – II Seminário de Pesquisa e Extensão do Campus XXII o papel de congregar nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2013 (terça, quarta e quinta-feira – manhã, tarde e noite), pesquisadores, docentes de diferentes áreas do saber, estudantes da UNEB e de outras instituições, além da comunidade externa em geral.

Portanto, o objetivo maior deste empreendimento é o de fomentar o debate, a participação e a difusão do conhecimento desenvolvidos e/ou em desenvolvimento no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, no contexto das licenciaturas.
Para mais informações sobre as inscrições e a programação do evento, acesse o blog do III LEMEL e/ou o blog do II SEPEX.

Por: Por Coordenação do NUPE | Texto complementar: Jaciel Correia
Informações por: euclidesdacunha.com.br

Quijingue: os primeiros desafios da nova gestão


Por: Laerte Brito


A prefeitura de Quijingue segue lutando para resolver os problemas do município. Completados um mês de gestão, o novo governo já regularizou o funcionamento dos serviços básicos ao cidadão, deixados de lado pelo último gestor.


Mesmo com o processo de transição ainda em curso, a radiografia que se tem das condições da cidade ainda não são boas. Até mesmo a estrutura física encontrada pela nova gestão, que poderia ajudar a trazer com maior rapidez a normalidade para o município, está comprometida, a exemplo das situações encontradas em alguns setores: equipamentos danificados, computadores formatados e sem dados importantes para o funcionamento de programas federais, linhas telefônicas mudas, o município com muitas dívidas, o lixo e entulhos acumulados nas ruas, entre outros problemas que motivaram, inclusive, um decreto de estado de emergência por 90 dias.

Fotos: Hospital de Quijingue

Por conta dos inúmeros problemas, a nova administração municipal adotou outras medidas como: a regularização da carga horária do expediente e funcionamento administrativo de todas as secretarias e órgãos públicos municipais e o recadastramento de todos os servidores públicos municipais. 

Preocupados em não deixar o município parar, a nova gestão priorizou as demandas que eram mais urgentes nesse primeiro momento. Para se ter uma ideia, na maior unidade de saúde do município, o Hospital de Quijingue, foram realizados diversas intervenções urgentes como compra de materiais básicos ao atendimento das pessoas - lençóis, toalhas, luvas, lâmpadas e consertos na rede hidráulica; e reparos nas infiltrações que, nas paredes da unidade, são generalizadas. Muitos profissionais de saúde, contratados, desistiram de continuar trabalhando no município por conta dos salários atrasados, o que obrigou a nova equipe da Secretaria de Saúde a correr contra o tempo para contratar novos especialistas. Os demais profissionais da área, que são efetivos, ainda se encontram com seus vencimentos em atraso, por conta do processo de transição de governo que termina nesta quinta-feira (31).

A nova equipe da Secretaria de Ação Social também teve que se desdobrar para garantir o pronto restabelecimento dos serviços à população. No setor responsável pelo Programa Bolsa Família, que funciona dentro da secretaria, graças ao empenho dos gestores e funcionários mais de 300 atualizações de cadastros, de beneficiários do Programa, foram concluídas a tempo de se evitar o bloqueio dos cartões e o prejuízo às famílias atendidas. Pela primeira vez, desde que iniciou o funcionamento do setor, os funcionários receberam um curso de capacitação para melhorar o atendimento ao público. Em março, a secretaria iniciará uma campanha para regularizar outros dois mil cadastros acumulados, que esperam para serem inseridos no sistema.

Outra situação, motivo de diversas queixas da população, foi em relação ao lixo, cujo recolhimento começou a ser interrompido ainda em novembro de 2012, com a dispensa dos contratados da limpeza. Para se ter uma noção exata do abandono, só nas últimas semanas a Secretaria de Transportes e Infraestrutura já recolheu mais de 200 caminhões-caçambas de entulhos e lixos que se acumulavam na cidade, colocando em risco a saúde da população e a contaminação do solo. O órgão também mapeou mais de 200 pontos de despejos irregulares de lixo e esgotos a céu aberto, só na sede e em Algodões. As informações servirão de base para as definições de ações estratégicas do órgão, como campanhas educativas.


Fotos: Lixo e entulho encontrados pela nova administração de Quijingue