sábado, 26 de maio de 2012

Celebração da História: O Fogo de Maceté e a Guerra de Canudos


Há exatos 119 anos hoje, acontecia na comunidade de Maceté um marcante fato que ficaria eternizado na história do povoado, trata-se do primeiro confronto entre Antonio Conselheiro e seus seguidores, contra a policia baiana.


Para relembrar este episódio, aconteceu ontem 25.05 a tarde na Escola de Maceté, uma palestra com  Manoel Neto, professor da UNEB,CEEC , os professores, alunos e demais ouvintes puderam ter a oportunidade  de assistir a palestra de um dos maiores estudiosos  da Guerra de Canudos, o episodio considerado por muitos  não como uma guerra e sim um MASSACRE.

Tivemos durante a palestra sorteio de livros e  dvd,s  para a platéia que  formada por alunos, professores a parte da população que lotaram o espaço, tivemos a honra ter na platéia um ilustre cidadão de Maceté, Joaquim Moreira, homem mais idoso da comunidade, nos presenteou com sua presença.
Tivemos Também a oportunidade de ganhar um cordel feito pelo Cordelista Antonio Barreto, que presenteou o evento com sua apresentação. 


A noite tivemos na praça apresentações cinematográficas, vídeos antigos onde mostram Maceté há alguns anos atrás, causando emoção nas pessoas, quando reviam seus parentes ainda crianças.
Assistimos também ao Documentário Maceté-Memorias da Terra e do Povo, de Bruno Maceté e Danilo Umbelino,onde narra um pouco da história do povoado.


Esperamos que proximas realizações acontecam na comunidade que é tão carente de atividades dessa magnitude.

O evento contou com Idealização de Bruno Maceté, parceiros, ESCOLA TERTULIANO, CEEC/UNEB, ONG HUMANAS e QUIJINGUE.COM.

Agradeço a todas as pessoas que contribuiram para a realização do evento, aos meus familiares, todos os amigos, Julio e Hamiltonentre outros, e  os funcionários da escola.


Veja as fotos AQUI

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Bruno, menino de ouro...comprometido com as causas sociais.

Anônimo disse...

Precisamos de mais Brunos nesse municipio, pessoas que realmente querem e lutam pelo desenvolvimento sua terra, e da sua gente.
precisamos de pessoas que façam sem olhar a quem e por quanto fazem..
precisamos de pessoas que sejam comprometidas com as causais sociais que afetam a população.
enfim.. parabens Bruno, acho que a comunidade de Macetté, deve ter orgulho de ter um filho da terra como vc, que mesmo morando em Salvador, estudando na Universidade Federal da Bahia,podendo ter outra vida, ele não nega seu povo, não esqueçe suas origens, pelo contrario se agarra a elas..e tem como compromisso o desenvolvimento da sua terra..
mais uma vez parabens.!

exemplo pra todos cidadãos.!
siga em frente.

dea_flawes@hotmail.com disse...

que venham outros Brunos..