quarta-feira, 28 de março de 2012

Ex-prefeito Reinaldo Oliveira tem bens bloqueados pela Justiça. Mais de um milhão de reais

A Justiça decretou a indisponibilidade de bens do ex-prefeito Reinaldo Oliveira

A decisão da justiça diz respeito à ação do Ministério Público que processou o ex-prefeito Reinaldo Oliveira por improbidade administrativa, lesão ao patrimônio público ou enriquecimento ilítico.


A indisponibilidade dos bens é para afim de ressarcimento de suposto dano ao erário até o limite individual de R$ 1.186.528,21 (um milhão cento e oitenta e seis mil quinhentos e vinte e oito reais e vinte e um centavos).



De acordo com a justiça, poderão ser liberadors valores mensais para a subsistência da família do réu afim de somente suprir as necessidades essenciais.

A justiça ainda mandou oficiar a decisão aos cartórios imobiliários das comarcas de Euclides da Cunha, Tucano, Ribeira do Pombal, Uauá, Monte Santo, às corregedorias das comarcas, ao Dentran, ao Banco Central, à Agência Estadual de Defesa Agropecuária, para registrar a indisponibilidade dos bens. 



N. processo: 2211.71.2011.805.0078





Fonte:Quijingue.com

domingo, 25 de março de 2012

Tucano: Moradores fecham BR-116 Norte

Moradores de Tucano interditaram na tarde deste sábado (25) a BR-116/Norte, próximo ao entroncamento de acesso a BR-410, sentido Ribeira do Pombal, e a BA -042, que liga o município do nordeste baiano ao distrito de Caldas do Jorro. O objetivo da manifestação, de acordo com informações do site Gil Santos, foi chamar a atenção das autoridades para o grande número de acidentes que tem ocorrido com frequência no trecho. Os manifestantes exigem a construção de um trevo e redutores de velocidades no local.

Na última quinta-feira (22), a professora Iriene Marinho Pimentel, de 50 anos, morreu atropelada por um veículo quanto retornava para sua casa em Caldas do Jorro. A docente, que pilotava uma motocicleta, foi atingida quando atravessava a rodovia federal para seguir pela BA-042. Segundo testemunhas, o veículo estava em alta velocidade.


Durante as negociações, que só foram encerradas no início da noite, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi informado sobre o caso e prometeu enviar prepostos ao local nesta segunda (26). Ainda segungo o portal, os manifestantes prometeram bloquear novamente o trecho caso nenhuma providência seja tomada.

Fonte:BN

domingo, 18 de março de 2012

URGENTE: CEMITÉRIO DE MACETÉ PRECISA DE AMPLIAÇÃO

Mesmo depois de morto, ainda é preciso ter muita paciência e aceitar o descaso  do poder público.

Essa referência está ligada ao cemitério do povoado de Maceté,  o mesmo se encontra em péssimas condições estruturais de conservação, como também não há mais espaço para enterrar corpos  das pessoas falecidas.
Sendo  que o cemitério de Maceté, recebe corpos de alguns povoados vizinhos, pois os mesmos  não tem cemitério em suas localidades.

O mesmo já passou do seu limite máximo de capacidade  a muito tempo, necessitando de ampliação urgente.
Segundo informações, quando o coveiro vai abrir uma nova sepultura, muitas vezes é retirado restos mortais  de falecidos, como  roupas, cabelos, ossos e etc.

É lamentável ter que postar certas matérias, mas infelizmente devemos isso.
Vamos ter mais respeito com a dignidade humana.



sábado, 17 de março de 2012

Garantia SAFRA começará a ser pago na próxima segunda-feira (19)

 
Os agricultores de Quijingue, cadastrados no Garantia SAFRA, começarão a receber o benefício a partir da próxima segunda-feira (19). A ordem dos pagamentos será de acordo com a numeração do cartão cidadão dos beneficiados. Os pagamentos realizados na próxima segunda-feira serão para os cartões que terminam com o número 1(um). Os demais receberão no decorrer dos próximos dias, conforme a numeração dos seus cartões. 

O Garantia SAFRA é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF que busca atender a um grupo específico de agricultores familiares da região semi-árida do Brasil cuja renda chega até 1,5 salários mínimos/mês.

O pagamento do Garantia SAFRA é também uma ótima notícia para o comércio quijinguense. Com a liberação do benefício, serão injetados mais de 600 mil reais no município, impactando positivamente na economia local. 


Ascom: STR Quijingue
Pescado: no Quijingue.com

ESCOLA DE MACETÉ: FALTA MERENDA PARA CRIANÇAS



Não existe merenda para as crianças na  Escola Municipal de Maceté, é inaceitável que ainda deixem isso acontecer, com tantos recursos que são destinados a educação.
solução já!.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Reflexões sobre os 50 anos de emancipação de Quijingue

 Por: Jarbas Almeida
 
 
 
Quinze de março de 2012. Hoje Quijingue completa seu cinqüentenário de emancipação política. Mas, o que significa isso? Por que temos que comemorar? Há o que comemorar? As respostas de tais perguntas são inalcançáveis, mas questionar nos ajuda a refletir. 

Contexto político estadual

Entre os anos de 1959 e 1963, o governo do Estado da Bahia era chefiado pelo general Juracy Magalhães, governador eleito em 1958 pelo partido conservador União Democrática Nacional – a famigerada UDN. Esse período foi caracterizado na história do Estado como o que mais criou municípios. Entre 1961 e 1965 foram emancipados 130 municípios na Bahia, sendo que só no mês março de 1962 foram quatro, além de Quijingue. A criação de novos municípios ajudaria a oligarquia política de Juracy Magalhães construir uma renovada base eleitoral.

Um pouquinho de história

Há meio século, o então governador da Bahia, Juracy Magalhães, assinava a Lei Estadual nº 1.640/62 , que desmembrava do Município de Tucano o antigo distrito conhecido por Triunfo, elevando-o à categoria de cidade que passou a se chamar Quijingue. A emancipação política era uma reivindicação local e sem dúvida representou uma grande conquista para os quijinguenses. 

Jonas Rocha e a primeira (e única) alternância de poder (1962-1966)

O primeiro prefeito municipal, após a emancipação de Quijingue, foi o escrivão Jonas Rocha, que por trabalhar no Cartório do antigo distrito, conhecia e era conhecido por grande parte da população. A recém criada Prefeitura, contudo, não tinha sequer sede. Ao escrivão do cartório, Jonas Rocha, coube estruturar e constituir os órgãos administrativos e decisórios do Município. Fez um necessário mandato burocrático. Na eleição de 1966, tentou fazer seu sucessor João Ferreira de Maceté (ver entrevista com Seu Bernardo http://quijinguecom.blogspot.com/2011/02/quijinguecom-entrevista-sr-bernardo.html), mas foi derrotado pelo comerciante Felisberto José da Silva. A história nos mostra que essa foi a primeira e única alternância de poder no executivo municipal.

A hegemonia de Felisberto da Silva (1967-1996)

A partir de então, Felisberto criaria em torno de si um regime político hegemônico que o manteria no poder por três décadas, ora com prefeito, ora como cacique político. Foram quatro mandatos como prefeito (inclusive com um mandato de seis anos, entre 1983 e 1989) e três sucessores. O poder da “máquina municipal” e sua aliança com o governo estadual (notadamente com o carlismo) sustentariam seu poderio até a década de 1990. 

Passando o bastão

Em seu quarto mandato (1992-1996), Felisberto da Silva fez seu último sucessor, o médico Joaquim Manoel dos Santos. Tudo seguia seu rumo até que os ventos da nova República sopraram em Quijingue e abalaram os planos de Felisberto. Em 1997, FHC fez aprovar a lei de reeleição, que passaria a vigorar nas eleições de 1998, para Presidente, e nas eleições municipais de 2000. A história mudou seu curso e alteraria a correlação de forças no município, com clara desvantagem para o poderoso Felisberto da Silva. Assim, por ironia do destino, a história política de Quijingue tratava de passar o bastão do poder.

A hegemonia de Joaquim M. dos Santos (1997-?)

Em 2000, o Sr. Felisberto da Silva se aliaria a seu arqui-rival, Naydson Brito, mas seriam derrotados pelo prefeito reeleito, Joaquim dos Santos. Eis o nascimento do novo cacique. Em 2004, Joaquim elegeu como seu sucessor, o comerciante Reinaldo Oliveira, que por sua vez devolveu a administração da prefeitura municipal ao médico e atual prefeito Joaquim dos Santos, em 2008.

Moral da história 

Em 50 anos, a história política de nossa Quijingue assistiu a “máquina municipal” eleger todos os chefes do executivo municipal, com exceção do Felisberto em 1966. Em cinco décadas, Quijingue assistiu apenas a uma alternância do executivo e uma mudança no poder político, que aconteceu por simples capricho da história. 

Mas, afinal, estamos emancipados politicamente?

Meio século depois da assinatura de Juracy Magalhães, nos colocamos a refletir se não é hora de realizar uma verdadeira EMANCIPAÇÃO POLÍTICA.
 
Pesquisei no:quijingue.com

quarta-feira, 14 de março de 2012

PREFEITURA DE QUIJINGUE: CONVOCA CANDIDATOS APROVADOS NO CONCURSO

Prefeitura de Quijingue  publicou nesta quarta-feira (14) o primeiro edital de convocação dos aprovados no concurso 2011. Confiram o edital no site da prefeitura: AQUI.



Fonte:ASCOM PM Quijingue

QUIJINGUE, 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Confiram a programação do aniversário de 50 anos da cidade:


Fonte:Quijingue.com

sexta-feira, 9 de março de 2012

QUIJINGUE: MINIFESTAÇÃO CONTRA A CORUPÇÃO

Quijingue contra a corrupção

Manifestação contra a corrupção

23 de Abril (segunda-feira)

Em frente a prefeitura

Lavagem da calçada como símbolo de indignação dos cidadãos

Convocação à Manifestação das Organizações da Sociedade Civil quijinguense: classe dos professores, estudantes, trabalhadores rurais e do comércio, igreja, representantes das comunidades, cidadãos em geral. Todos juntos neste Ato Cívico Contra a Corrupção.

Contamos com a presença de todo o município, vamos fazer esse esforço para o bem da nossa Quijingue.

Algodões, Maceté, Monte Cruzeiro, Logoinha das pedras que estão sempre acessando aqui, vamos unir nossas forças no dia 23 de abril - segunda-feira.

A sua presença é a nossa força!

Todos contra a corrupção!

Vamos colar juntos!
 Informações:Quijingue todo dia, Quijingue.com

quinta-feira, 8 de março de 2012

NOTA: Prefeitura esclarece sobre QUADRA DE MACETÉ

Abaixo, a nota de esclarecimento da Secretaria de Infraestrutura Prefeitura de Quijingue, sobre a postagem neste Blog, sobre a construção da Quadra Esportiva no Povoado de Maceté.

                           

                  NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Prefeitura de Quijingue cadastrou, em 2011, a obra pré-selecionada Quadra Escolar Coberta para receber recursos da segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Em janeiro deste  ano foi aprovado o termo de compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal para a construção dessa quadra escolar coberta. Essa obra foi contemplada para ser construída no Povoado Maceté e a Prefeitura já está realizando todos os encaminhamentos necessários para que a mesma seja viabilizada o mais rápido possível. O valor do projeto é de R$ 458.335,97 (quatrocentos e cinquenta e oito mil trezentos e trinta e cinco reais e noventa e sete centavos).

Lembramos que obras como estas seguem rigorosos processos de análise para sua liberação, mas que logo em breve as obras serão liberadas e começadas.



                      Joubert Brito
       
 Coordenador de Planejamento Urbano
 Secretaria Municipal de Infraestrutura, Des. Urbano e Transportes

MACETÉ: CADÊ A QUADRA ESPORTIVA?

Quando o colégio de Maceté foi construído, sabíamos que estaria no projeto a construção  do muro e uma quadra esportiva, porém nenhuma das ações foram realizadas na época,  ano passado enfim o muro foi erguido, no entanto a quadra ainda não teve inicio de construção. Aproveitando  o espaço seria importante e útil algum orgão competente como a secretaria de infra estrutura  se manifestar no sentido de  colocar pra população  como anda a situação, como também  se existe alguma previsão de realização da mesma,  a comunidade de Maceté aguarda a anos essa quadra.
 

Prefeitura de Quijingue fecha contrato de R$ 1.758,960

Prefeitura de Quijingue fecha mais um contrato com a Leondez Nunes Arruda para aquisição de combustíveis para abastecimento dos veículos da frota municipal.

O valor do contrato é de R$ 1.758,960 (um milhão setecentos e cinquenta e oito mil novecentos e sessenta reais).



Gastos da prefeitura com aquisição de combustíveis:

2012 – R$ 1.758.960,00 (Um milhão setecentos e cinquenta e oito mil novecentos e sessenta reais).
2011 - R$ 1.237.870,00 (Um milhão duzentos e trinta e sete mil oitocentos e setenta reais).
2010 – ?
2009 - 1.491.910,00 (Um milhão quatrocentos e noventa e um mil novecentos e dez reais).
 
Informações:quijingue.com

terça-feira, 6 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher terá homenagem a Maria Bonita

Os mitos e histórias sobre Maria Bonita além do o papel social da mulher na estrutura política do movimento do Cangaço serão temas de uma mesa redonda que acontecerá no Palácio Rio Branco, em Salvador, nesta quinta-feira(8), Dia Internacional da Mulher. O debate contará com a participação de colaboradores do livro “Bonita Maria do Capitão”; que será lançado durante o evento que começa às 18h com a abertura de uma exposição de fotos e objetos sobre a sertaneja. A única filha do casal Maria Bonita e Lampião, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos, deverá comparecer ao ato. O evento é organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) em parceria com Sociedade do Cangaço, Secretaria de Cultura (Secult) e UNEB.


Fonte:BN

sexta-feira, 2 de março de 2012

TIRE SEU CPF, EM MACETÉ


A campanha CPF na Mão é um projeto idealizado pela Humana Brasil em Parceria com o Conselho Tutelar, União das Associações de Quijingue e Agencia dos Correios de Quijingue. Voce que ainda não tem o CPF fique ligado. Seue abaixo a Programação para as proximas comunidades:
algumas localidades já foram beneficiadas com ação, parabens aos organizadores,
Galera de Maceté que ainda não tem CPF, fiquem ligados na data, será realizado o cadastramento na Escola Municipal.

PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA CPF NA MÃO

Nº COMUNIDADE DATA HORÁRIO

01 Serrote do Meio 28/02/12 09h00min
02 Lagoa do Junco 01/03/12 09h00min
03 Terra Branca 08/03/12 09h00min
04 Tanque do Rumo 09/03/12 09h00min
05 Tabua 16/03/12 09h00min
06 Cru 22/03/12 09h00min
07 Escola (sede) 29 e 30/03/12 09h00min
08 Queimada dos Crentes 03/04/2012 09h00min
09 Tatu 10/04/12 09h00min
10 Lagoa da Barra 12/04/12 09h00min
11 Monte Cruzeiro 17/04/2012 09h00min
12 Pascoal 19/04/2012 09h00min
13 Santa Rita 26/04/12 09h00min
14 Maceté 24/04/12 09h00min
15 Poço Dantas 02/05/12 09h00min
16 Sítio 03/05/12 09h00min
17 Alto 09/05/12 09h00min
 
 
Fonte:Iderlandia Nascimento

quinta-feira, 1 de março de 2012

QUIJINGUE: SEGURO SAFRA VAI SAIR

Saiu a resposta sobre o pagamento do benefício Garantia Safra para os agricultores de Quijingue. Os produtores da região estavam preocupados, pois, mesmo com as perdas de mais de 50% nas safras, provocadas pelas longas estiagens, um laudo emitido pela EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), negava o benefício aos agricultores de Quijingue cadastrados no programa.  Graças ao esforço conjunto do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue, EBDA, Secretaria de Agricultura de Quijingue e demains parceiros, que enviaram vários documentos para o MDA, SUAF e UNICAFES, contestanto o laudo inicial, foi possível reparar esse erro e beneficiar os agricultores da região. Os pagamentos estão previstos para
ocorrer a partir de março de 2012. 


Informaçoes:quijingue.com

Quijingue: prefeitura gastou mais de R$ 1 milhão em combustível

A rede do Posto Brasil (Leondez Nunes Arruda) vendeu de combustível, para a Prefeitura de Quijngue, mais de um milhão de reais no ano de 2011.

Ressalta-se que várias notas são suspeitas de fraudes, a exemplo de um veículo da equipe de endemias que consumiu cinco mil litros de óleo diesel em um só mês, isso se repetiu por vários meses.

Essa quantidade seria suficiente para rodar quarenta mil km durante um mês.

Existe também irregularidades na identificação das placas.

No sistema do SIGA no mês dezembro abasteceram dois veículos. O valor foi de mais de cinco mil reais, e colocaram como numeração das placas os números 0000000.
É muito  dinheiro pra pouca estrada e pouco carro, ou muitos carros, vai saber-se.

Informações: quijingue.com