terça-feira, 30 de novembro de 2010

UNEB investe na reforma e ampliação de memorial e parque em Canudos

“A cultura e a história do povo canudense merecem ser valorizadas. A UNEB, como instituição socialmente responsável, e que desenvolve inúmeras pesquisas sobre a temática sertaneja, não poderia deixar de investir na perpetuação desse relevante legado da Bahia.”
Essa é a avaliação do reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, que reinaugura na próxima sexta-feira, dia 3 de dezembro, em Canudos, o Memorial Antonio Conselheiro (foto home) e o Parque Estadual de Canudos.
Os dois equipamentos, sediados no município de Canudos e vinculados ao Departamento de Ciência Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXII da UNEB, em Euclides da Cunha, passaram por ampla reforma e ampliação.
Demandados um investimento da administração central de cerca de R$ 300 mil, o memorial passa a contar com um laboratório de arqueologia – onde estão sendo catalogados objetos retirados do Arraial de Canudos –, um museu totalmente reformado e uma exposição permanente de fotos e objetos da centenária batalha do exército brasileiro contra Antonio Conselheiro e seus seguidores.
2canudos_cam3-019_4x3
Parque Estadual de Canudos ganha novas sinalizações para os sítios
O aporte possibilitou também que o Parque Estadual de Canudos, local onde aconteceu a Guerra de Canudos, passasse por obras de infraestrutura física e viária, com novas sinalizações de sítios históricos e compra de equipamentos de geração de energia para uma melhor iluminação do local.
A solenidade de reinauguração, agendada para às 19h, no memorial, deve contar com a presença de pró-reitores da universidade, da diretora do DCHT, Ivete Teixeira, do prefeito de Canudos, Arcênio Almeida, além de parlamentares  e lideranças comunitárias.
Segundo Luiz Paulo Neiva, pró-reitor de Planejamento (Proplan) da UNEB, que acompanha o reitor na cerimônia, as ações têm como objetivo preservar a memória desses eventos históricos.
“O investimento nesses dois equipamentos integra um projeto maior da universidade para a preservação da cultura desse lugar, que é a construção de uma cidade cenográfica”, ressalta o pró-reitor.
Esse projeto prevê a construção de 100 réplicas de edificações originais do arraial, além de duas igrejas que vão abrigar teatro e museus.
A cidade cenográfica está orçada inicialmente em cerca de R$ 5 milhões, aporte que deve ser captado por meio de emendas parlamentares, incentivos de empresas privadas e parcerias com o Ministério da Cultura (MinC).
“A idéia é que os equipamentos funcionem como um centro cultural durante o ano e, em outubro, como cenário de encenação da Guerra de Canudos, em um teatro a céu aberto similar à Paixão de Cristo, que é realizada em Nova Jerusalém, Pernambuco. Assim, além de resgatar a história vamos contribuir para a geração de renda e de condições de sustentabilidade para a população local”, adianta Neiva.
Aula-show
Integra a programação da reinauguração em Canudos uma aula-show de revisão para as provas do Vestibular 2011 da UNEB – que acontecem neste domingo e segunda-feira, dias 5 e 6 – e de outros processos seletivos.
A aula-show, que se realiza na noite do dia 3, no auditório do memorial, será comandada pelo professor e apresentador de TV Jorge Portugal, com o apoio do professor de história Jorge France e de docentes do departamento de Euclides da Cunha. Estão sendo esperadas caravanas de estudantes do ensino médio de Canudos e de municípios circunvizinhos para a atividade.
A iniciativa contará ainda com a participação do cantor e compositor Bião de Canudos, do poeta José Américo, de uma banda de pífano, e da companhia de teatro da cidade.


Fonte:UNEB

Nenhum comentário: