Teatro de Quijingue ganha prêmio em Mata de São João, região metropolitana de Salvador. A garota Emanuele Andrade Silva, filha do professor Edmário Santos, recebeu o premio de melhor atriz, assim como a peça "Alice no País das Maravilhas" que foi a vencedora do melhor espetáculo.
Parabens! pelo premio.
continuem sempre assim..
Fonte:quijingue.com
Informação, crítica e debate acerca dos problemas sóciopolítico e cultural de Maceté e região. Aqui o debate é aberto, sempre pensando na construção de uma sociedade mais democrática com participação popular.
domingo, 26 de setembro de 2010
sábado, 25 de setembro de 2010
As 10 piores cidades do Brasil
Pesquisa mostra as 10 piores cidades do Brasil
confira ao lado.
Segundo diretora da Firjan “Esse índice procura retratar alguns aspectos da qualidade de vida dos moradores de um municípios que é a qualidade, o acesso e a qualidade da educação e alguns aspectos de saúde, atenção básica de saúde basicamente e a capacidade de gerar emprego e renda que seriam as grandes vertentes que definem o desenvolvimento de uma localidade”
IFDM (índice firjan de desenvolvimento municipal)
Bahia entre a miséria e o desenvolvimento
Na linha de produção, os trabalhadores operam as máquinas que funcionam em três turnos. Estamos em Camaçari, cidade baiana de pujança industrial, cujo índice de emprego e renda é superior aos das cidades do ABC paulista. Avançamos 631 km em oito horas de viagem e encontramos um cenário inverso. Estamos em Lamarão, município do semiárido baiano que ocupa o nada honroso posto de segundo município do Brasil com os piores indicadores sociais.
É lá que vive gente como Juliana dos Santos, 35 anos, numa casa de um cômodo e fogão de lenha. Ela, o marido e os cinco filhos sobrevivem com uma renda de R$ 134,00 mensais do programa Bolsa Família. Sem indústrias ou um comércio forte, os empregos que aparecem são no serviço público – quase sempre ocupados por pessoas de outras localidades.
Estas duas Bahias são mostradas num panorama traçado pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que analisou indicadores de educação, saúde, emprego e renda de todos os municípios do Brasil. O estudo foi feito pela equipe econômica da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Com um índice de 0,6093, numa faixa que vai de 0,0 a 1,0, a Bahia ocupa a 20º colocação dentre os 27 unidades da federação, sendo a 5º da região Nordeste. O resultado, no entanto, tira o Estado da faixa de desenvolvimento regular (entre 0,4 e 0,6), para a faixa de desenvolvimento moderado (entre 0,6 e 0,8), num crescimento de 2,8% entre 2006 e 2007.
Gargalo social - Apesar de ter sido o indicador que mais avançou, a educação segue sendo como o principal gargalo social da Bahia, com um índice de 0,5166 – faixa de desenvolvimento regular. Neste quesito, são avaliados indicadores como a distorção entre a idade e a série, docentes com diploma universitário, índice de evasão, número de horas de aula e o resultado do Ideb no ensino fundamental, além do número de matrículas na educação infantil. “Escolhemos indicadores que avaliassem a qualidade da educação nos municípios”, explica Guilherme Mercês, chefe da divisão de estudos econômicos da Firjan. Neste período, o indicador de saúde oscilou positivamente, enquanto o de emprego e renda teve um recuo de 0,4%.
Concentração - Os dados do IFDM também apontam uma grande concentração da população que vive em desenvolvimento moderado. Apenas 34 municípios, onde está 43,3% da população baiana, alcançaram esta faixa. Mesmo assim, nenhum município do Estado faz parte do seleto clube das 226 cidades brasileiras em que a população vive num nível de alto desenvolvimento (entre 0,8 e 1,0). Os piores indicadores sociais da Bahia ficam nos grotões. Dez municípios ainda ocupam a faixa de “baixo desenvolvimento”, cujos índices estão 0,0 a 0,4. Além disto, 186 municípios baianos estão entre os 500 com pior IFDM do Brasil.
Fonte:atarde.com
O dia 3 de outubro está proximo
O dia 3 de outubro está chegando, e você cidadão já sabe em quem votar?
Se ainda não sabe comece a pensar, mas pense com responsabilidade, analise e procure se informar mais sobre seus possíveis candidatos.
Caracterizado pelo dia em que exercemos a democracia, além do mais é o dia onde escolheremos os nossos representantes nas diversas esferas dos poderes públicos.
Por isso vote com consciência. Vote naquele candidato compromissado com os interesses da população, aquele que sabe o seu papel perante a sociedade.
Resultado da pesquisa realizada pelo Blog Maceté
De acordo com a pesquisa que vinha sendo realizada mostra que, a galera que visita o blog Maceté, com 46% prefere continuar com Jaques Vagner, do que Votar em Paulo Souto 15%, politico que é herança do famoso carlismo, o qual liderou a Bahia por muitos anos.
Por outro lado vemos, que o povo vem tendo uma nova visão critica em relação ao seu voto. Onde tivemos na pesquisa 32% dos votos que dizem não votar em nehuma das opções, além de Gedel que estava na pesquisa ficando com 6%.
confira o resultado
confira o resultado
Perguntado em que candidato votaria para governador ?
o povo respondeu.
Atual governador: Jaques Wagner 46%
Ex governador : Paulo Souto 15%
Ex ministro: Gedel Vieira Lima 6%
Nehuma das opções 32%
Prazo de inscrição de certificação de jovens e adultos termina dia 30
As inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foram prorrogadas até o dia 30 de setembro (quinta-feira). Os candidatos devem se inscrever pela internet (clique aqui e acesse) e acesse). A prova avalia as habilidades e competências básicas de jovens e adultos, que não tiveram acesso aos estudos na idade correta. O participante se submete a uma prova e se alcançar a nota mínima recebe um certificado de conclusão.
Os candidatos que quiserem obter o diploma de ensino fundamental serão avaliados em língua portuguesa e estrangeira, história, geografia, matemática, ciências naturais, artes e educação física. Já para aqueles que buscam uma certificação em nível médio, as áreas de conhecimento avaliadas serão linguagens e códigos, ciências humanas, matemática e ciências da natureza. Para as duas etapas, a prova inclui também uma redação.
O exame será aplicado no dia 12 de dezembro.
Fonte:atarde
Os candidatos que quiserem obter o diploma de ensino fundamental serão avaliados em língua portuguesa e estrangeira, história, geografia, matemática, ciências naturais, artes e educação física. Já para aqueles que buscam uma certificação em nível médio, as áreas de conhecimento avaliadas serão linguagens e códigos, ciências humanas, matemática e ciências da natureza. Para as duas etapas, a prova inclui também uma redação.
O exame será aplicado no dia 12 de dezembro.
Fonte:atarde
domingo, 19 de setembro de 2010
O VOTO CONSCIENTE
O VOTO CONSCIENTE está perdendo espaço para o VOTO INCONSCIENTE.
Votar consciente é não fazer do voto uma mercadoria, é ter a convicção de que fez a escolha certa, embasado num plano de governo sensato, coerente e com os pés no chão.
Votar consciente é saber que seu título não tem validade apenas no período eleitoral, mas tem a validade da sua cidadania e do seu espírito cívico.
Votar consciente é fazer valer a Constituição em toda sua plenitude, não subjugando-a e não lançando-a no calabouço da injustiça.
Votar inconsciente é o contrário de tudo isso.
Pense nisso!
PURA REALIDADE "Carta de um sertanejo"
Um pobre sertanejo de nome “Preciso de ajuda”
Está na sua calçada e vê um carro passando na rua, o podre do cidadão corre e dá com a mão, até que o moço percebe e para o carro,o cidadão fala: Preciso que o senhor leve minha família na rua, é que nós precisamos passar no medico.
O motorista já que não tem poder nenhum sobre o carro apenas o dirige diz: o senhor tem que falar com Fulano de tal, é ele quem manda aqui nesse lugar e é quem pode autorizar, eu te levar, o motorista reconhecendo o rosto do cidadão pergunta: mas o senhor votou em Ciclano na eleição não foi? foi, mas o que tem isso? pergunta o cidadão.É que esse carro só carrega pessoas que votaram em fulano, quem votou em Ciclano não posso carregar nesse carro.
O cidadão retorna pra casa indignado, e precisando ir para a cidade.
No outro dia ele vai à casa de Ciclano, que por sinal tem outro carro pago com dinheiro do povo, assim como aquele outro carro e diz; moço preciso que o Sr me leve na rua logo o homem diz: Não posso que o carro ta quebrado. e agora o que o coitado vai fazer????
O cidadão volta pra casa, e a mulher pergunta? e ai homem de Deus arrumou o carro? arrumei nada. um não leva por que não votei nele, o outro o carro ta quebrado. Os dias passam e nada de medico, um certo dia o coitado do cidadão vindo da roça com sua enxada no ombro, um carro para perto dele e o moço do carro fala: não conseguiu o carro né naquele dia? Fala com o meu chefe pra ver se ele manda eu levar, mas você tem que dizer que vai votar nele, se não ele não deixa eu levar.
O cidadão vai lá pra casa à noite ele vai até a casa do homem.
moço preciso pelo amor de Deus que o senhor me leve pra rua, pois a menina precisa de medico, pode deixar que nessa eleição eu e a mulher votamos no senhor. E assim sendo depois de conseguir os votos dos pobres coitados,logo são levados para a cidade.
II Feira da Agricultura Familiar em Quijingue
II Feira da Agricultura Familiar em Quijingue
“AGRICULTURA FAMILAR: SE VOCÊ NÃO VIVE DELA, DEPENDE DELA PARA VIVER”
20 de Setembro de 2010
Local: Praça de Eventos, Quijingue – BA
Venha participar desse importante evento, onde o agricultor familiar estará expondo sua produção, fazendo com que todos conheçam a importância da agricultura familiar em nosso meio social e novidades em torno da tecnologia rural.
Programação:
09:00hs – Abertura com Pedro e Pedrinho (dupla musical) , Comissão Organizadora e Autoridades;
09:30hs – Apresentação do PETI;
10:00hs – Palestras com o Técnico do SEBRAE George Mauricio com os temas:
Economia Solidária/ Comércio justo e desafios do Associativismo;
12:00hs – Exposições das Barracas;
13:00hs – Apresentação com Pedro e Pedrinho;
14:00hs – Apresentação dos animais do Programa Sertão Produtivo;
15:00hs - Bingo gratuito (1 Kit com carrinho de mão, enxada e pá);
16:00hs – Encerramento e agradecimentos.
Organizadores: HUMANA BRASIL, MOC, STR, UAQ e PMQ
Patrocinadores: SEBRAE,CESE,UAQ, HUMANA BRASIL, BNB, ASCOOB, PMQ, MOC E STR.
Fonte:quijingue.com
Pelo menos 20 candidatos da Bahia misturam religião e política
Eles garantem não usar a fé alheia para obter votos, mas a maioria não abre mão do título religioso do nome político. Na sucessão estadual, o cidadão tem se deparado com pelo menos 20 padres, pastores, bispos, pais de santo e até médiuns, que, desde o início do horário eleitoral, disputam a preferência do eleitorado. A psicóloga Heloísa Saback, da Faculdade Ruy Barbosa e especialista em ciências da família, inclui o fenômeno em
um contexto maior: “O que acontece é exatamente o mesmo fenômeno dos candidatos artistas, jogadores de futebol, gente que aproveita o fato de já ser, de alguma forma, conhecida para atrair mais votos”.
Segundo a psicóloga, a estratégia costuma funcionar melhor com pessoas menos informadas, que podem ser mais facilmente induzidas. “As religiões mais massificadas, que usam a fé de uma maneira mais contundente, têm mais chances de obter sucesso com isso”, complementa.
Apesar de não considerar o fenômeno dos candidatos religiosos relevante, o cientista político Paulo Fábio Dantas, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) afirma que, diferente da crença, o que costuma fazer a diferença é como a questão é conduzida por cada candidato. Para ilustrar, ele cita a última disputa pela prefeitura de Salvador, em 2008, quando dois candidatos evangélicos concorriam pela Prefeitura de Salvador. “Enquanto João Henrique (PMDB) invocou Deus a campanha inteira, Walter Pinheiro (PT) não explorou o assunto”, comparou.
Para ele, a questão religiosa pode ajudar, mas não é relevante para decidir uma eleição. Mais do que não ser relevante, a depender da filosofia defendida, a questão religiosa pode até contar pontos contra o candidato, segundo Heloísa, que cita como exemplo o caso do candidato Luís Bassuma (PV), que é espírita. O candidato ao governo do estado foi alvo de muita polêmica em 2004, quando teria recebido um espírito durante uma sessão solene no Congresso.
Reflexos
“Eu sei que apenas 2% da população é espírita, e se eu fosse pensar eleitoralmente, seria muito mais cômodo para mim ocultar isso”, afirma Bassuma, que alega motivos mais nobres para a maneira com que trata o assunto. “Eu seria um ingrato perante Deus, se escondesse minhas crenças”, afirma.
um contexto maior: “O que acontece é exatamente o mesmo fenômeno dos candidatos artistas, jogadores de futebol, gente que aproveita o fato de já ser, de alguma forma, conhecida para atrair mais votos”.
Segundo a psicóloga, a estratégia costuma funcionar melhor com pessoas menos informadas, que podem ser mais facilmente induzidas. “As religiões mais massificadas, que usam a fé de uma maneira mais contundente, têm mais chances de obter sucesso com isso”, complementa.
Apesar de não considerar o fenômeno dos candidatos religiosos relevante, o cientista político Paulo Fábio Dantas, da Universidade Federal da Bahia (Ufba) afirma que, diferente da crença, o que costuma fazer a diferença é como a questão é conduzida por cada candidato. Para ilustrar, ele cita a última disputa pela prefeitura de Salvador, em 2008, quando dois candidatos evangélicos concorriam pela Prefeitura de Salvador. “Enquanto João Henrique (PMDB) invocou Deus a campanha inteira, Walter Pinheiro (PT) não explorou o assunto”, comparou.
Para ele, a questão religiosa pode ajudar, mas não é relevante para decidir uma eleição. Mais do que não ser relevante, a depender da filosofia defendida, a questão religiosa pode até contar pontos contra o candidato, segundo Heloísa, que cita como exemplo o caso do candidato Luís Bassuma (PV), que é espírita. O candidato ao governo do estado foi alvo de muita polêmica em 2004, quando teria recebido um espírito durante uma sessão solene no Congresso.
Reflexos
“Eu sei que apenas 2% da população é espírita, e se eu fosse pensar eleitoralmente, seria muito mais cômodo para mim ocultar isso”, afirma Bassuma, que alega motivos mais nobres para a maneira com que trata o assunto. “Eu seria um ingrato perante Deus, se escondesse minhas crenças”, afirma.
O evangélico Bispo Gê Tanuta garante não misturar política e religião
Motivos nobres também fazem parte das justificativas do Padre Joel (PPS) para se lançar na política. “Precisava de mais ferramentas para materializar os princípios da minha formação na Igreja, o bem estar coletivo, a justiça”, afirma o candidato a deputado estadual.
Celebrações
Desde que decidiu se candidatar, o padre foi orientado pela Igreja a não celebrar missas para a comunidade durante o período de campanha.“Só celebro privadamente”, garante. Ele também assegura não fazer propaganda eleitoral nas igrejas.
O candidato a deputado federal Bispo Gê Tenuta (DEM), ao contrário, não parou suas pregações, que acontecem de quatro a seis vezes por semana. Ele também admite distribuir santinhos na porta de igrejas evangélicas, mas ressalva: “Só fazemos isso com a permissão dos pastores e sempre fora, na porta das igrejas, nunca dentro”. Para ele, os cargos religioso e político têm uma ligação importante. “Ser bispo me dá uma base muito melhor para exercer um mandato político, pois temos uma ligação muito próxima com o povo, seus problemas familiares, sociais e pessoais. Isso nas mais variadas classes”, afirma. Se eleito, o bispo não tem propostas específicas para os evangélicos, mas promete defender os valores cristãos e da defesa dos mais carentes.
Já Mãe Angélica (Psol), que é candidata a deputada estadual promete políticas afirmativas para o candomblé. Dona de um terreiro de candomblé, a ialorixá vive como baiana e tem propostas de conservação dos templos da religião, além da afirmação da mulher negra. Segundo ela, o fato de ser mãe de santo não ajuda nem atrapalha sua campanha. “As pessoas me conhecem por causa do meu trabalho nas comunidades, independente de religião”, diz.
Outros candidatos religiosos:
Pastor Cláudio Lima (PDT)
Pastor Ednei (PT do B)
Pastor Elias (PT do B)
Pastor Fernando (PR)
Pastor José Arimatéia (PRB)
Pastora Leda (PMDB)
Pastor Nelson (PRP)
Pastor Samuel (PSC)
Bispo Márcio Marinho (PRB)
Bispo Fabio Santos (PDT)
Pai Torres (Psol)
Pai Gil (PTN)
Pastor Samuel (PSC)
Pastor Josevaldo (PSC)
Pastor Eduardo Aleluia (PSC)
Rose Bassuma (PV)
Celebrações
Desde que decidiu se candidatar, o padre foi orientado pela Igreja a não celebrar missas para a comunidade durante o período de campanha.“Só celebro privadamente”, garante. Ele também assegura não fazer propaganda eleitoral nas igrejas.
O candidato a deputado federal Bispo Gê Tenuta (DEM), ao contrário, não parou suas pregações, que acontecem de quatro a seis vezes por semana. Ele também admite distribuir santinhos na porta de igrejas evangélicas, mas ressalva: “Só fazemos isso com a permissão dos pastores e sempre fora, na porta das igrejas, nunca dentro”. Para ele, os cargos religioso e político têm uma ligação importante. “Ser bispo me dá uma base muito melhor para exercer um mandato político, pois temos uma ligação muito próxima com o povo, seus problemas familiares, sociais e pessoais. Isso nas mais variadas classes”, afirma. Se eleito, o bispo não tem propostas específicas para os evangélicos, mas promete defender os valores cristãos e da defesa dos mais carentes.
Já Mãe Angélica (Psol), que é candidata a deputada estadual promete políticas afirmativas para o candomblé. Dona de um terreiro de candomblé, a ialorixá vive como baiana e tem propostas de conservação dos templos da religião, além da afirmação da mulher negra. Segundo ela, o fato de ser mãe de santo não ajuda nem atrapalha sua campanha. “As pessoas me conhecem por causa do meu trabalho nas comunidades, independente de religião”, diz.
Outros candidatos religiosos:
Pastor Cláudio Lima (PDT)
Pastor Ednei (PT do B)
Pastor Elias (PT do B)
Pastor Fernando (PR)
Pastor José Arimatéia (PRB)
Pastora Leda (PMDB)
Pastor Nelson (PRP)
Pastor Samuel (PSC)
Bispo Márcio Marinho (PRB)
Bispo Fabio Santos (PDT)
Pai Torres (Psol)
Pai Gil (PTN)
Pastor Samuel (PSC)
Pastor Josevaldo (PSC)
Pastor Eduardo Aleluia (PSC)
Rose Bassuma (PV)
sexta-feira, 17 de setembro de 2010
Festa em comemoração aos 77 anos de emanicipação política de Euclides da Cunha
No seu aniversário de emancipação politica o antigo Cumbe como era chamado, comemora com festa sua emancipação:
confira as atrações.
15:00h - Voa Dois
17:00h - Black Style
20:00h - Dory Casanova
confira as atrações.
DIA 19 DE SETEMBRO
DOMINGO
Praça Duque de Caxias e Avenida Ruy Barbosa (Micareta):
15:00h - Voa Dois
17:00h - Black Style
20:00h - Dory Casanova
Fonte:Tvdocumbe
Teste da nova identidade
A Bahia está entre os cinco estados do país que testarão a nova carteira de identidade, chamada de Registro de Identidade Civil (RIC). A escolha, que também inclui Alagoas, Maranhão, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Distrito Federal, foi feita na quarta-feira (15) durante reunião, em Brasília, pelo Comitê Gestor do Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil, coordenado pelo Ministério da Justiça. Segundo a Agência Estado, pelo menos 2 milhões de cartões serão emitidos, e a partir de dezembro deste ano, gradualmente substituirão as cédulas de Registro Geral (RG). Um único número de registro de identidade civil estará disponível por meio de um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico.
Fonte:euclidesdacunha.com.br
Fonte:euclidesdacunha.com.br
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
UNEB abre inscrições para Vestibular 2011
Estão abertas as inscrições, e vão estar abertas até o dia 8 de outubro, devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site. www.vestibular.uneb.br, desenvolvido para proporcionar facilidade e agilidade aos candidatos. A taxa de inscrição é de R$ 85.
A maior universidade pública multicampi do estado está oferecendo 4.701 vagas neste certame. Desse total, 4.301 vagas estão distribuídas em 134 opções de cursos presenciais oferecidos nos 24 campi da UNEB (Salvador e outras 23 cidades baianas).As outras 400 vagas são para o curso de Administração Pública na modalidade a distância (EaD), ofertado em oito municípios-pólos.
Pioneira no país na implantação do sistema de cotas, a UNEB disponibiliza 40% das vagas para candidatos negros da rede pública de ensino e 5% para indígenas.
As provas do processo seletivo estão agendadas para os dias 5 e 6 de dezembro. Os candidatos podem escolher entre 25 cidades para realizar os exames.
A relação de cursos, quadro de vagas, provas, normas e cronograma da seleção constam no edital e termo aditivo publicados.
Atenção galera de Maceté e região,boa oportunidade para aquelas pessoas que sonham em ingressar em uma Universidade.
Fonte:portaluneb
Crescimento no Nordeste faz faltar mão de obra em SP
Ao mesmo tempo em que os investimentos da construção civil e do varejo no Nordeste estão proporcionando à região taxas de crescimento do emprego com carteira assinada acima da média brasileira, também acabam contribuindo para a escassez de mão de obra em São Paulo. Os Estados nordestinos concentraram mais de 34% das vagas criadas pelo setor da construção no País nos últimos 12 meses. Já as redes varejistas aceleram o ritmo de expansão na região, aproveitando a evolução do consumo das classes C e D, mais sensíveis aos ganhos do salário mínimo e dos programas de distribuição de renda.
Segundo levantamento da LCA Consultores, feito a pedido da Agência Estado, das cerca de 333 mil vagas formais criadas entre julho de 2009 e 2010, mais de 114 mil foram geradas nos Estados nordestinos, representando mais de um terço dos postos. "Os ganhos reais do salário mínimo e o crescimento do Nordeste têm aumentado o dinamismo da economia local, reduzindo o fluxo de trabalhadores para outras regiões, aumentando os investimentos e ampliando a gama de oportunidades", diz o economista da LCA, Fábio Romão. No Brasil, enquanto o setor ampliou no período em 16,6% as vagas formais, no Nordeste o crescimento atinge 30,5%.
Com os investimentos dos últimos anos se ampliando no Nordeste, organizações dos setores da construção civil e dos supermercados vêm observando uma falta cada vez maior de mão de obra, sobretudo em São Paulo. Parte é creditada à redução do fluxo migratório. "Estamos tendo dificuldades para preencher o aumento de 20% a 30% previsto para as vagas do fim do ano", diz o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi. Ele relata casos em que supermercadistas estão abrindo mão de contratar trabalhadores com ensino médio e ocupando as vagas com pessoas com apenas o ensino fundamental.
No caso da construção civil, o cenário é parecido com o do varejo e os representantes do setor defendem uma ação conjunta das empresas com o governo para investir em qualificação dos trabalhadores. "O Bolsa-Família é outro fator que tem impacto nesse cenário. Muita gente tem optado por não aceitar o emprego com carteira assinada quando o salário ultrapassa o limite de renda por pessoa, porque perderia o benefício", diz Claudio Bernardes, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), acrescentando que os programas de distribuição de renda também contribuem para que os nordestinos não deixem a região.
Migração
Para o professor do instituto de economia da Unicamp Claudio Dedecca, as transformações econômicas observadas nos Estados nordestinos nos últimos anos estão reduzindo a "pressão pela migração" para outras regiões do País. "O crescimento da renda dessa população abriu novas perspectivas para investimentos e retomada de projetos estratégicos. Pela primeira vez, as empresas estão esbarrando na falta de profissionais".
Romão, da LCA, ressalta que os ganhos reais do salário mínimo produzem um efeito maior sobre o consumo na Região Nordeste, porque quase metade da população recebe um salário mínimo por mês. Em todo o Brasil, essa média é de 29%, conforme os últimos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
Ele destaca que, especialmente, a construção civil tem apresentado uma forte evolução na formalização de postos de emprego. "O aumento do crédito e da distribuição de renda tem um impacto muito positivo no Nordeste", diz.
Fonte:atardeonline
Segundo levantamento da LCA Consultores, feito a pedido da Agência Estado, das cerca de 333 mil vagas formais criadas entre julho de 2009 e 2010, mais de 114 mil foram geradas nos Estados nordestinos, representando mais de um terço dos postos. "Os ganhos reais do salário mínimo e o crescimento do Nordeste têm aumentado o dinamismo da economia local, reduzindo o fluxo de trabalhadores para outras regiões, aumentando os investimentos e ampliando a gama de oportunidades", diz o economista da LCA, Fábio Romão. No Brasil, enquanto o setor ampliou no período em 16,6% as vagas formais, no Nordeste o crescimento atinge 30,5%.
Com os investimentos dos últimos anos se ampliando no Nordeste, organizações dos setores da construção civil e dos supermercados vêm observando uma falta cada vez maior de mão de obra, sobretudo em São Paulo. Parte é creditada à redução do fluxo migratório. "Estamos tendo dificuldades para preencher o aumento de 20% a 30% previsto para as vagas do fim do ano", diz o presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi. Ele relata casos em que supermercadistas estão abrindo mão de contratar trabalhadores com ensino médio e ocupando as vagas com pessoas com apenas o ensino fundamental.
No caso da construção civil, o cenário é parecido com o do varejo e os representantes do setor defendem uma ação conjunta das empresas com o governo para investir em qualificação dos trabalhadores. "O Bolsa-Família é outro fator que tem impacto nesse cenário. Muita gente tem optado por não aceitar o emprego com carteira assinada quando o salário ultrapassa o limite de renda por pessoa, porque perderia o benefício", diz Claudio Bernardes, vice-presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo (Secovi-SP), acrescentando que os programas de distribuição de renda também contribuem para que os nordestinos não deixem a região.
Migração
Para o professor do instituto de economia da Unicamp Claudio Dedecca, as transformações econômicas observadas nos Estados nordestinos nos últimos anos estão reduzindo a "pressão pela migração" para outras regiões do País. "O crescimento da renda dessa população abriu novas perspectivas para investimentos e retomada de projetos estratégicos. Pela primeira vez, as empresas estão esbarrando na falta de profissionais".
Romão, da LCA, ressalta que os ganhos reais do salário mínimo produzem um efeito maior sobre o consumo na Região Nordeste, porque quase metade da população recebe um salário mínimo por mês. Em todo o Brasil, essa média é de 29%, conforme os últimos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
Ele destaca que, especialmente, a construção civil tem apresentado uma forte evolução na formalização de postos de emprego. "O aumento do crédito e da distribuição de renda tem um impacto muito positivo no Nordeste", diz.
Fonte:atardeonline
sábado, 11 de setembro de 2010
Aurélio ganha nova versão com verbos como 'tuitar' e 'blogar'
No ano do seu centenário, Aurélio Buarque de Hollanda ganha uma edição mais ‘tecnológica’ do dicionário que popularizou seu nome entre os brasileiros. Entre os novos verbetes, palavras do mundo digital como ‘e-book’, ‘tablets’, ‘pop-up’.
Segundo o G1, a língua portuguesa ganhou ainda novos verbos, como ‘tuitar’ e ‘blogar’, além de substantivos como ‘fotolog’, ‘blue tooth’, ‘blue-ray disc’ e ‘blue-ray player’. Com as mudanças, a edição chega ao mercado 6% maior do que a anterior. Segundo a editora são mais três mil palavras da escrita contemporânea.
E por escrita contemporânea leia-se expressões e palavras que já estão na boca do povo, mas não haviam encontrado ainda um lugar nos livros, como ‘ricardão, ‘ sex shop’, 'botox', 'balada', ‘nerd’, ‘test drive’, ‘bullying’ e ‘chef’.
Os ecológicos também ganharam espaço com ‘ecotáxi’, ‘ecobag’ e ‘ecojoia’. ‘Flex’, ‘chororô’, ‘chocólatra’ e ‘pré-sal’ são outras palavras que foram adicionadas ao dicionário. E ‘band-aid’ foi ‘aportuguesado’ para ‘bandeide’.
Fonte:G1
Segundo o G1, a língua portuguesa ganhou ainda novos verbos, como ‘tuitar’ e ‘blogar’, além de substantivos como ‘fotolog’, ‘blue tooth’, ‘blue-ray disc’ e ‘blue-ray player’. Com as mudanças, a edição chega ao mercado 6% maior do que a anterior. Segundo a editora são mais três mil palavras da escrita contemporânea.
E por escrita contemporânea leia-se expressões e palavras que já estão na boca do povo, mas não haviam encontrado ainda um lugar nos livros, como ‘ricardão, ‘ sex shop’, 'botox', 'balada', ‘nerd’, ‘test drive’, ‘bullying’ e ‘chef’.
Os ecológicos também ganharam espaço com ‘ecotáxi’, ‘ecobag’ e ‘ecojoia’. ‘Flex’, ‘chororô’, ‘chocólatra’ e ‘pré-sal’ são outras palavras que foram adicionadas ao dicionário. E ‘band-aid’ foi ‘aportuguesado’ para ‘bandeide’.
Fonte:G1
Lampião na Bahia
estudando história
Por: Luiz Carlos Marques Cardoso.
Lampião, ou Capitão Lampião, assim exigia que fosse chamado, por ter ele recebido do Padre Cícero essa titulação. Saía a dizer ser ele o governador dos sertões, na verdade, por mais de *dois séculos foi sim de certa forma o Governador das bandas secas do Brasil. Deixou o Estado de Pernambuco ciente da perseguição que os volantes infligiam a seu debilitado bando, precisava de repouso para repor as energias e recrutar novos homens. Fez aquilo que a polícia não imaginava que seria feito, a travessia de uma margem para a outra do Rio São Francisco, aconteceu depois do meio-dia do dia 21 de agosto de 1928.
Já nas terras baianas, gozava de paz, a polícia débil do Estado fazia vista grossa. Ficou a andar por cidades falando que estava na Bahia em paz, que se meteu no Cangaço por imposição da vida e se lhe tivesse condições ele largaria tudo para viver em paz. Sempre coagindo conseguia dos sertanejos o sustento do bando.
Após o grupo de cangaceiros passarem pela vila do Cumbe uma volante cruza em seu encalço. Numa fazenda logo adiante acontece o primeiro embate dos homens de Lampião com a polícia baiana. Na ocasião, o bando saiu vitorioso, matou um sargento e dois soldados. Aquele momento marcou o inicio das atividades perversas do banditismo na Bahia.
De cidade em cidade os cangaceiros iam pilhando, matando, castrando e tomando das mulheres. Teve uma ocasião em que obrigaram cinco moças a dançarem nuas. Corisco, o Diabo Louro, pegou um antigo inimigo, tinha jurado que quando tivesse o homem nas mãos esse sofreria muito antes de morrer. Corisco afirmava que fora o dito homem o responsável pela sua entrada no cangaço. Teve sociedade com ele, porém foi passado para trás. No momento do pagamento pegou a pobre presa e amarou feito bode a ser morto de cabeça para baixo, tirou o couro do homem, esse ainda em vida, sobre muitos gritos.
Em um conflito com os “macacos” (dessa forma os cangaceiros chamavam os policiais) Lampião perde um dos seus homens, esse fato acirrou ainda mais os embates dos volantes com os cangaceiros. Lampião após tomar uma vila prende oito macacos e um sargento. Depois de beberem muito, dançarem; o bando vai a delegacia, local onde se encontrava os soldados presos, tinha soltado os que estavam presos e encarcerados aqueles. Um por um ia sendo levado para fora e com golpes de punhal e tiro na testa tombavam ao chão. Apenas o sargento foi poupado por Lampião, conta que Virgulino fez uma aposta com uma senhora, como essa ganhou, ele pediu que ela exigisse algo, a mesma inquiriu que soltasse o sargento, o rei do cangaço como não ia contra a palavra dada, dessa forma o fez, contrariando seus ideais, pois o lema dele era matar todos os macacos que colocasse as mãos.
O bando de Lampião cresceu tanto que ele se viu obrigado a dividi-lo em vários subgrupos. Corisco chefiava um, fato esse que poupou da morte no encontro da volante com os cangaceiros na Gruta do Angico. Dessa forma ficou mais difícil em exterminar o cangaço. A polícia que parecia com os cangaceiros, tanto em trajes como em perversidade, fatos comprovados e contados no livro. Em cada encontro os bandoleiros obtinha vitória, eles possuíam informantes e fazendeiros a disporem de armas, além de agirem por meio de emboscadas. Conheciam a caatinga como ninguém, além de usarem técnicas para despistar, conseguia farejar macacos de longe.
Em um combate Lampião perde o último irmão que o acompanhara no cangaço, sobrou-se apenas um, por sinal, esse foi o único a não se meter com o cangaço. Depois desse fato, conta-se que Lampião ao ver o irmão sofrendo e sem possibilidade de vida deferiu-se um certeiro na testa, o homem aumentou sua crueldade, matava por matar, castrava. Por vingança ele matou um coronel, mas antes fez despir esse e a mulher e no lombo de animal o homem na frente, a mulher na garupa, foram levados para uma vila próxima para que o ato servisse de exemplo. O coronel foi morto a punhaladas, a esposa foi poupada a pedido dos companheiros de cangaço, todavia essa jamais recobrou a consciência.
Zé Baiano tinha como marca um ferro de ferrar animais, porém o usava para marcar mulheres. “J B” era as letras que continha no instrumento. Quantas não foram as moças ferradas por ele? Ferrava-se no rosto, nas pernas, nas nádegas. Carregar uma marca dessas, além da feiúra levantava muitas indagações, pois o povo sabia de quem era tais iniciais.
Tamanha brutalidade ocorreu com a família Salina, foi uma verdadeira chacina. Lampião manda um bilhete exigindo do chefe da família uma determinada importância. Esse se aconselha na cidade e a autoridade fala para ele não ceder aos bandidos. Assim feito, Lampião ameaça dizendo que quando colocasse as mãos nele poderia considerar um homem morto. A família Salina passa a residir no povoado, porém suas posses iam sumindo, já que ficava sempre ocioso e precisava de recurso para se manter. Dado dia ele foi obrigado a ir a fazenda colher a mandioca e fazer dessa farinha. Reuniu-se com a família e alguns amigos para o trabalho, era fazer a farinha e voltar logo ao povoado.
Lampião chega e cerca a propriedade, matam quase todos, deixam apenas duas moças vivas para contar o ocorrido, um rapaz que se encontrava sobre o telhado também consegue fugir. O velho Salina tem os dois olhos furado, orelhas cortadas e é castrado. Lampião coloca o homem ainda vivo no cavalo e leva para a casa de um dos filhos deste, defronte ele mata o velho, abre o peito a golpe de facão e tira o coração. Mata também o filho de Salina que saiu a porta. A brutalidade de Virgulino chegava ao estremo.
Volta-Seca entrou para o cangaço quando ainda era garoto. Por ter muita coragem foi levado por Lampião. Ele na chacina dos soldados chegou após o ocorrido e disse que estava desapontado, pois o chefe só havia deixado sangrar quatro macacos. Certa feita o garoto ameaçou o rei do cangaço dizendo: “Se você bater em mim eu te mato”. Com medo e aconselhado por alguns colegas foge no calar da noite. A namorada vai para a casa dos parentes, ele foge para outro povoado. Retorna para ver a moça, porém a família dela não queria o relacionamento. Volta-Seca fica pelas intermediações, acuado pela polícia os irmãos da moça armam uma emboscada e pega o garoto e o entrega as autoridades. Volta-Seca é conduzido para Salvador, onde após um ano passa a dá entrevistas e conta suas proezas do cangaço.
Maria Déia, popularmente conhecida por Maria Bonita, entrou para o cangaço por desejo próprio, pois odiava a mansidão da vida que levava ao lado do marido sapateiro. Certo dia um Luís Pedro foi ao povoado verificar a situação do local, parou ao escutar uma moça falar do chefe dos cangaceiros, ela dizia que largaria tudo se Lampião a quisesse. O cabra retornou ao esconderijo e falou ao chefe tudo que havia escutado. Virgulino quis conhecer a moça, já que pelas palavras do informante a danada era muito bonita. Chegou e com poucas palavras levou Maria, ao sair ainda disse ao marido sapateiro (José de Neném), que se encontrava de cabeça baixa, “Adeus Zé”.
Maria Déia nasceu no povoado de Malhada do Caiçara, município de Santa Brígida. Teve alguns filhos, porém somente um conseguiu vingar, essa logo ao nascer foi entregue a um coiteiro do bando. Expedita ficou sobre guarda de dona Aurora, a esposa do vaqueiro Mamede, na fazenda Inchu. Maria Bonita faleceu ao lado de Lampião na Gruta do Angico.
A morte de Lampião é cercada por muitas controvérsias, um diz que ele foi envenenado, mas o enredo mais aceito é aquele divulgado pela mídia. Lampião e seu bando de cabras foram repousar na Gruta de Angico, na ocasião iria acontecer uma reunião entre os grupos. Certo é que o Rei do Cangaço já não tinha a mesma vitalidade de outrora, com a idade passando dos quarentas e levando uma vida dura: andava muito sob o sol quente do nordeste, comia muito em alguns períodos e nada em outros, sofria com o pânico de ser surpreendido pelos macacos.
*Pedro de Cândida foi o coiteiro que traiu Lampião, ficou conhecido como Judas de angico, fez por ter sido ameaçado pelos homens de Bezerra. Na madrugada do dia 28 de julho de 1938 quando os volantes atacaram o pouso do Rei do Cangaço e mataram onze pessoas, nove homens e duas mulheres, uma delas Maria Bonita, que segundo consta, foi degolada ainda em vida, começava ali o fim do cangaço que durou mais de duas décadas. Os policiais saquearam todos os pertences dos cangaceiros, uns chegaram a arrancar as mãos dos cadáveres para quando em casa tirarem os anéis de ouro. As cabeças foram levadas para servir de prova que o cangaço havia perdido seu principal homem, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Muitos cangaceiros conseguiram fugir, Corisco ainda não tinha chegado ao local.
Corisco ao ver a foto contendo as cabeças chorou copiosamente junto sua companheira Dadá. Resolveu se vingar. As primeiras vítimas foram da família de Domingos Ventura, avô da esposa de João Bezerra. Chegou à casa do homem, comeu e pediu que seus cabras levasse um a um para fora, ao final foi ele com o chefe da família, esse último teve o mesmo fim dos demais, foram degolados e suas cabeças enviadas a Bezerra juntas a um bilhete: “Se o negocio é de cabeças, vou mandar em quantidade”. Em um confronto o Diabo Louro foi baleado na perna, fragilizado ele tenta refugio em outras terras, mas o caçador de cangaceiros Zé Rufino o encontra. Ferido por bala não agüenta e morre. Morreu em Brotas de Macaúbas no dia 25 de maio de 1940. Com a morte de Cristino Gomes da Silva Cleto o cangaço chegava ao seu final.
Por: Luiz Carlos Marques Cardoso.
Lampião, ou Capitão Lampião, assim exigia que fosse chamado, por ter ele recebido do Padre Cícero essa titulação. Saía a dizer ser ele o governador dos sertões, na verdade, por mais de *dois séculos foi sim de certa forma o Governador das bandas secas do Brasil. Deixou o Estado de Pernambuco ciente da perseguição que os volantes infligiam a seu debilitado bando, precisava de repouso para repor as energias e recrutar novos homens. Fez aquilo que a polícia não imaginava que seria feito, a travessia de uma margem para a outra do Rio São Francisco, aconteceu depois do meio-dia do dia 21 de agosto de 1928.
Já nas terras baianas, gozava de paz, a polícia débil do Estado fazia vista grossa. Ficou a andar por cidades falando que estava na Bahia em paz, que se meteu no Cangaço por imposição da vida e se lhe tivesse condições ele largaria tudo para viver em paz. Sempre coagindo conseguia dos sertanejos o sustento do bando.
Após o grupo de cangaceiros passarem pela vila do Cumbe uma volante cruza em seu encalço. Numa fazenda logo adiante acontece o primeiro embate dos homens de Lampião com a polícia baiana. Na ocasião, o bando saiu vitorioso, matou um sargento e dois soldados. Aquele momento marcou o inicio das atividades perversas do banditismo na Bahia.
De cidade em cidade os cangaceiros iam pilhando, matando, castrando e tomando das mulheres. Teve uma ocasião em que obrigaram cinco moças a dançarem nuas. Corisco, o Diabo Louro, pegou um antigo inimigo, tinha jurado que quando tivesse o homem nas mãos esse sofreria muito antes de morrer. Corisco afirmava que fora o dito homem o responsável pela sua entrada no cangaço. Teve sociedade com ele, porém foi passado para trás. No momento do pagamento pegou a pobre presa e amarou feito bode a ser morto de cabeça para baixo, tirou o couro do homem, esse ainda em vida, sobre muitos gritos.
Em um conflito com os “macacos” (dessa forma os cangaceiros chamavam os policiais) Lampião perde um dos seus homens, esse fato acirrou ainda mais os embates dos volantes com os cangaceiros. Lampião após tomar uma vila prende oito macacos e um sargento. Depois de beberem muito, dançarem; o bando vai a delegacia, local onde se encontrava os soldados presos, tinha soltado os que estavam presos e encarcerados aqueles. Um por um ia sendo levado para fora e com golpes de punhal e tiro na testa tombavam ao chão. Apenas o sargento foi poupado por Lampião, conta que Virgulino fez uma aposta com uma senhora, como essa ganhou, ele pediu que ela exigisse algo, a mesma inquiriu que soltasse o sargento, o rei do cangaço como não ia contra a palavra dada, dessa forma o fez, contrariando seus ideais, pois o lema dele era matar todos os macacos que colocasse as mãos.
O bando de Lampião cresceu tanto que ele se viu obrigado a dividi-lo em vários subgrupos. Corisco chefiava um, fato esse que poupou da morte no encontro da volante com os cangaceiros na Gruta do Angico. Dessa forma ficou mais difícil em exterminar o cangaço. A polícia que parecia com os cangaceiros, tanto em trajes como em perversidade, fatos comprovados e contados no livro. Em cada encontro os bandoleiros obtinha vitória, eles possuíam informantes e fazendeiros a disporem de armas, além de agirem por meio de emboscadas. Conheciam a caatinga como ninguém, além de usarem técnicas para despistar, conseguia farejar macacos de longe.
Em um combate Lampião perde o último irmão que o acompanhara no cangaço, sobrou-se apenas um, por sinal, esse foi o único a não se meter com o cangaço. Depois desse fato, conta-se que Lampião ao ver o irmão sofrendo e sem possibilidade de vida deferiu-se um certeiro na testa, o homem aumentou sua crueldade, matava por matar, castrava. Por vingança ele matou um coronel, mas antes fez despir esse e a mulher e no lombo de animal o homem na frente, a mulher na garupa, foram levados para uma vila próxima para que o ato servisse de exemplo. O coronel foi morto a punhaladas, a esposa foi poupada a pedido dos companheiros de cangaço, todavia essa jamais recobrou a consciência.
Zé Baiano tinha como marca um ferro de ferrar animais, porém o usava para marcar mulheres. “J B” era as letras que continha no instrumento. Quantas não foram as moças ferradas por ele? Ferrava-se no rosto, nas pernas, nas nádegas. Carregar uma marca dessas, além da feiúra levantava muitas indagações, pois o povo sabia de quem era tais iniciais.
Tamanha brutalidade ocorreu com a família Salina, foi uma verdadeira chacina. Lampião manda um bilhete exigindo do chefe da família uma determinada importância. Esse se aconselha na cidade e a autoridade fala para ele não ceder aos bandidos. Assim feito, Lampião ameaça dizendo que quando colocasse as mãos nele poderia considerar um homem morto. A família Salina passa a residir no povoado, porém suas posses iam sumindo, já que ficava sempre ocioso e precisava de recurso para se manter. Dado dia ele foi obrigado a ir a fazenda colher a mandioca e fazer dessa farinha. Reuniu-se com a família e alguns amigos para o trabalho, era fazer a farinha e voltar logo ao povoado.
Lampião chega e cerca a propriedade, matam quase todos, deixam apenas duas moças vivas para contar o ocorrido, um rapaz que se encontrava sobre o telhado também consegue fugir. O velho Salina tem os dois olhos furado, orelhas cortadas e é castrado. Lampião coloca o homem ainda vivo no cavalo e leva para a casa de um dos filhos deste, defronte ele mata o velho, abre o peito a golpe de facão e tira o coração. Mata também o filho de Salina que saiu a porta. A brutalidade de Virgulino chegava ao estremo.
Volta-Seca entrou para o cangaço quando ainda era garoto. Por ter muita coragem foi levado por Lampião. Ele na chacina dos soldados chegou após o ocorrido e disse que estava desapontado, pois o chefe só havia deixado sangrar quatro macacos. Certa feita o garoto ameaçou o rei do cangaço dizendo: “Se você bater em mim eu te mato”. Com medo e aconselhado por alguns colegas foge no calar da noite. A namorada vai para a casa dos parentes, ele foge para outro povoado. Retorna para ver a moça, porém a família dela não queria o relacionamento. Volta-Seca fica pelas intermediações, acuado pela polícia os irmãos da moça armam uma emboscada e pega o garoto e o entrega as autoridades. Volta-Seca é conduzido para Salvador, onde após um ano passa a dá entrevistas e conta suas proezas do cangaço.
Maria Déia, popularmente conhecida por Maria Bonita, entrou para o cangaço por desejo próprio, pois odiava a mansidão da vida que levava ao lado do marido sapateiro. Certo dia um Luís Pedro foi ao povoado verificar a situação do local, parou ao escutar uma moça falar do chefe dos cangaceiros, ela dizia que largaria tudo se Lampião a quisesse. O cabra retornou ao esconderijo e falou ao chefe tudo que havia escutado. Virgulino quis conhecer a moça, já que pelas palavras do informante a danada era muito bonita. Chegou e com poucas palavras levou Maria, ao sair ainda disse ao marido sapateiro (José de Neném), que se encontrava de cabeça baixa, “Adeus Zé”.
Maria Déia nasceu no povoado de Malhada do Caiçara, município de Santa Brígida. Teve alguns filhos, porém somente um conseguiu vingar, essa logo ao nascer foi entregue a um coiteiro do bando. Expedita ficou sobre guarda de dona Aurora, a esposa do vaqueiro Mamede, na fazenda Inchu. Maria Bonita faleceu ao lado de Lampião na Gruta do Angico.
A morte de Lampião é cercada por muitas controvérsias, um diz que ele foi envenenado, mas o enredo mais aceito é aquele divulgado pela mídia. Lampião e seu bando de cabras foram repousar na Gruta de Angico, na ocasião iria acontecer uma reunião entre os grupos. Certo é que o Rei do Cangaço já não tinha a mesma vitalidade de outrora, com a idade passando dos quarentas e levando uma vida dura: andava muito sob o sol quente do nordeste, comia muito em alguns períodos e nada em outros, sofria com o pânico de ser surpreendido pelos macacos.
*Pedro de Cândida foi o coiteiro que traiu Lampião, ficou conhecido como Judas de angico, fez por ter sido ameaçado pelos homens de Bezerra. Na madrugada do dia 28 de julho de 1938 quando os volantes atacaram o pouso do Rei do Cangaço e mataram onze pessoas, nove homens e duas mulheres, uma delas Maria Bonita, que segundo consta, foi degolada ainda em vida, começava ali o fim do cangaço que durou mais de duas décadas. Os policiais saquearam todos os pertences dos cangaceiros, uns chegaram a arrancar as mãos dos cadáveres para quando em casa tirarem os anéis de ouro. As cabeças foram levadas para servir de prova que o cangaço havia perdido seu principal homem, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião. Muitos cangaceiros conseguiram fugir, Corisco ainda não tinha chegado ao local.
Corisco ao ver a foto contendo as cabeças chorou copiosamente junto sua companheira Dadá. Resolveu se vingar. As primeiras vítimas foram da família de Domingos Ventura, avô da esposa de João Bezerra. Chegou à casa do homem, comeu e pediu que seus cabras levasse um a um para fora, ao final foi ele com o chefe da família, esse último teve o mesmo fim dos demais, foram degolados e suas cabeças enviadas a Bezerra juntas a um bilhete: “Se o negocio é de cabeças, vou mandar em quantidade”. Em um confronto o Diabo Louro foi baleado na perna, fragilizado ele tenta refugio em outras terras, mas o caçador de cangaceiros Zé Rufino o encontra. Ferido por bala não agüenta e morre. Morreu em Brotas de Macaúbas no dia 25 de maio de 1940. Com a morte de Cristino Gomes da Silva Cleto o cangaço chegava ao seu final.
Saiba onde Lampião se apaixonou
Era primavera de 1929 quando o ousado coronel do sertão, Virgulino Ferreira da Silva, chegou num casebre de taipa, com três cômodos, de onde se veem os belos Picos do Tará. Acompanhado do fazendeiro e parceiro Odilon Café, ele se apresentava para um dedo de prosa com Zé de Felipe no distante povoado de Malhada de Caiçara, em Paulo Afonso. O intuito era reforçar seu rol de amigos no trajeto dos cangaceiros entre Bahia, Alagoas e Sergipe.
Virgulino já era Lampião e conquistava, na lábia ou na faca, os moradores dos locais por onde passava. Tudo contra a delação. Era o reinado no cangaço, bando exclusivo para homens. Até então.
Naquela tarde e naquela casa de taipa, o destino do cangaço haveria de mudar. Odilon Café apresentou Lampião à sua sobrinha Maria Gomes de Oliveira, segunda filha de dona Déa e Zé de Felipe.
A filha do casal era conhecida como Maria de Déa. Tinha então 18 anos, era casada, mas havia brigado com o marido. Sua beleza amoleceu o temido Lampião e o fez levá-la a tiracolo para amenizar as durezas da batalha na caatinga. O coração fez o chefe romper as regras, e, a partir dali, as mulheres começaram a integrar o bando sob a batuta de Maria Bonita.
A partir daquele ano, eles seguiram errantes pelo Nordeste por uma década, até suas cabeças serem expostas nas escadarias da Prefeitura de Piranhas, Alagoas, em 28 de julho de 1938 – data que, depois de amanhã, completa 71 anos.
Parte dessa história seria muito menos palpável se a casa onde Lampião e sua amada se conheceram – e onde a Rainha do Cangaço nascera – não tivesse sido totalmente recuperada. Deve-se o feito ao esforço do escritor João de Sousa Lima.
Morador de Paulo Afonso e fanático pelo tema, João encontrou o casebre totalmente destruído. Restavam as estacas erguidas. Conseguiu apoio do poder público local e fez a reconstituição com ajuda de pessoas que conheciam o imóvel.
Fonte:Lampiaoaceso.blogspot
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Pesquisa Datafolha aponta Dilma com 50% e Serra com 27%
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (10) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 50% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 27%. Marina Silva, do PV, tem 11%, segundo o levantamento.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter entre 48% e 52%. Serra pode ter entre 25% e 29%, e Marina, entre 9% e 13%.
Os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - não atingiram 1% das intenções de voto cada. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 6%.
Foram realizadas 11.660 entrevistas em 414 municípios na quarta-feira (8) e na quinta (9). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 28809/2010.
Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no sábado (4), Dilma aparecia com 50%, Serra, com 28%, e Marina, com 10%.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descontando brancos e nulos, a petista alcança 56%, o tucano, 30%, e Marina, 13%.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 56%, e o tucano, com 35%. Brancos e nulos seriam 5%, e indecisos, 4%.
Fonte:G1
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter entre 48% e 52%. Serra pode ter entre 25% e 29%, e Marina, entre 9% e 13%.
Os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - não atingiram 1% das intenções de voto cada. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 6%.
Foram realizadas 11.660 entrevistas em 414 municípios na quarta-feira (8) e na quinta (9). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 28809/2010.
Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada no sábado (4), Dilma aparecia com 50%, Serra, com 28%, e Marina, com 10%.
Votos válidos
Considerando apenas os votos válidos, ou seja, descontando brancos e nulos, a petista alcança 56%, o tucano, 30%, e Marina, 13%.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 56%, e o tucano, com 35%. Brancos e nulos seriam 5%, e indecisos, 4%.
Fonte:G1
Ibope: Wagner mantém liderança com 49% das intenções de voto
Candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT) mantém liderança na disputa eleitoral ao Governo do Estado, com 49% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, 10. O ex-governador Paulo Souto (DEM) pontou com 15% e Geddel Vieira Lima (PMBD) obteve 12%, enquanto Luiz Bassuma (PV) e Marcos Mendes (PSOL) alcançaram 1% cada um. Os candidatos Carlos Nascimento (PSTU) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não pontuaram. Votos brancos e nulos somaram 7% e 16% estão indecisos.
O resultado da pesquisa aponta queda de Paulo Souto nas intenções de voto. Nas duas sondagens anteriores realizadas pelo Ibope, o democrata somou 19% e 18%, respectivamente. Já o peemedebista Geddel Vieira Lima se manteve, oscilando entre 11% e 12%.
Souto também acumulou o maior índice de rejeição, com 25% dos eleitores declarando que não votariam no ex-governador. Entre os entrevistados, 23% se opõem ao candidato Luiz Bassuma e 17% não aprovam Carlos Nascimento. Os aspirantes Geddel Vieira Lima e Sandro Santa Bárbara são recusados por 16% dos eleitores, enquanto 15% não aprovam Marcos Mendes.
O governador Jaques Wagner possui o menor índice de rejeição, com 13%. A pesquisa aponta que 15% dos eleitores não possuem restrições contra nenhum candidato e 19% não souberam opinar.
Avaliação - Os eleitores também fizeram uma avaliação do governo de Jaques Wagner durante a sondagem. A atual administração foi considerada "ótima" por 14% dos entrevistados e "boa" para 38%. Para 30% do público, a gestão é "regular" e 5% a consideram "péssima". Não sabem ou não opinaram somaram 5%.
O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 9 de setembro, com 1512 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte:atardeonline
O resultado da pesquisa aponta queda de Paulo Souto nas intenções de voto. Nas duas sondagens anteriores realizadas pelo Ibope, o democrata somou 19% e 18%, respectivamente. Já o peemedebista Geddel Vieira Lima se manteve, oscilando entre 11% e 12%.
Souto também acumulou o maior índice de rejeição, com 25% dos eleitores declarando que não votariam no ex-governador. Entre os entrevistados, 23% se opõem ao candidato Luiz Bassuma e 17% não aprovam Carlos Nascimento. Os aspirantes Geddel Vieira Lima e Sandro Santa Bárbara são recusados por 16% dos eleitores, enquanto 15% não aprovam Marcos Mendes.
O governador Jaques Wagner possui o menor índice de rejeição, com 13%. A pesquisa aponta que 15% dos eleitores não possuem restrições contra nenhum candidato e 19% não souberam opinar.
Avaliação - Os eleitores também fizeram uma avaliação do governo de Jaques Wagner durante a sondagem. A atual administração foi considerada "ótima" por 14% dos entrevistados e "boa" para 38%. Para 30% do público, a gestão é "regular" e 5% a consideram "péssima". Não sabem ou não opinaram somaram 5%.
O levantamento foi realizado entre os dias 7 e 9 de setembro, com 1512 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte:atardeonline
MEC escolhe gráfica para imprimir provas do Enem
Inep pagará R$ 68,8 milhões à gráfica RR Donnelley Moore. O resultado da licitação foi publicado nesta quinta no 'Diário Oficial da União'.
A gráfica RR Donnelley Moore foi escolhida, por meio de pregão eletrônico, para imprimir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. O resultado foi publicado nesta quinta-feira (9) no “Diário Oficial da União”. O valor do contrato a ser pago pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de R$ 68.831.000,00.
O pregão eletrônico realizado pelo Inep classificou as empresas a partir do menor preço apresentado. Também foram exigidos das empresas que participaram do pregão atestados de capacidade técnica, requisitos de segurança do prédio e experiência comprovada da gráfica em eventos do mesmo porte.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 recebeu 4,6 milhões de inscrições, número recorde desde a criação do exame, em 1998. O maior número de candidatos inscritos havia sido registrado em 2009, com 4,1 milhões. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.
A Gráfica Plural apresentou a menor proposta de preço, R$ 65 milhões, mas, segundo o Inep, não apresentou atestados que cumprissem os requisitos apresentados no edital, tais como segurança e sigilo da prova. A Gráfica Plural contestou o resultado da licitação na Justiça, mas foi derrotada. Foi na Gráfica Plural, em 2009, que cadernos de prova do Enem foram roubados. A prova, que seria aplicada em outubro, foi cancelada e remarcada para dezembro.
A RR Donnelley Moore foi responsável pela impressão das provas do Enem após o vazamento. A empresa, segundo informações do site, atua no Brasil desde 1995. Tem fábricas em Barueri e Osasco, na Grande São Paulo, e em Blumenau, em Santa Catarina.
A segurança da impressão de avaliações como o Enem é garantida, de acordo com o site da empresa, por sistemas de comunicação com rádios portáteis, sistema de detecção de intrusão perimetral, controle de acesso informatizado com leitores biométricos, circuito fechado de TV com gravação digital, back up (cópias de segurança), detecção de metal (portal e portátil) nos acessos de pedestres, alimentação alternativa (no break e grupo gerador) para os equipamentos e sistemas de segurança.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
Bebês terão certidão de nascimento na maternidade
A partir de outubro, a criança que nascer em qualquer maternidade ou hospital, público ou privado, terá certidão de nascimento. A emissão do documento será gratuita e online, conforme definido na segunda-feira pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Unidades interligadas vão garantir comunicação imediata e segura entre os cartórios e as maternidades. O sistema informatizado será feito com o uso de certificação digital. Assim que a criança nascer, o responsável credenciado pelos registradores oficiais para atuar no centro médico solicitará os documentos da mãe e do pai, fará a digitalização dos dados e transmitirá as informações ao cartório. Em seguida, os dados serão conferidos e registrados, possibilitando que, também por via eletrônica, a certidão volte para a maternidade e lá seja devidamente impressa e entregue à mãe, no momento da alta médica.
Os credenciados serão treinados pelos registradores e por suas entidades, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O registro de nascimento será feito no cartório da circunscrição de residência dos pais ou no local de nascimento, conforme a opção dos interessados.
Fonte:atarde.com
Unidades interligadas vão garantir comunicação imediata e segura entre os cartórios e as maternidades. O sistema informatizado será feito com o uso de certificação digital. Assim que a criança nascer, o responsável credenciado pelos registradores oficiais para atuar no centro médico solicitará os documentos da mãe e do pai, fará a digitalização dos dados e transmitirá as informações ao cartório. Em seguida, os dados serão conferidos e registrados, possibilitando que, também por via eletrônica, a certidão volte para a maternidade e lá seja devidamente impressa e entregue à mãe, no momento da alta médica.
Os credenciados serão treinados pelos registradores e por suas entidades, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O registro de nascimento será feito no cartório da circunscrição de residência dos pais ou no local de nascimento, conforme a opção dos interessados.
Fonte:atarde.com
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
Doc. Maceté-Memórias da Terra e do Povo
O Documentário Maceté-Memórias da Terra e do Povo, pouco tempo depois do seu lançamento em Maceté, começa a ser exibo na Bahia e no Brasil, estaremos concorrendo no festival de Cachoeira. veja aqui. e em breve estaremos concerrendo também em festival no estado do Piauí.
é a história de Maceté sendo mostrada nas telas de cinema do Brasil.
boa sorte pra gente.. galera..
ANALFABETISMO DIMINUI
A taxa de analfabetismo na Região Nordeste, reconhecida historicamente por ter o maior número de iletrados do país, caiu de 22,4% (2004) para 18,7% (2009). A informação foi divulgada nesta quarta-feira, 8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que registrou em todo o país uma redução do número de pessoas que não sabiam ler ou escrever em 2009. A redução, considerada pelo próprio IBGE como “leve”, produziu uma taxa de analfabetismo de 9,7% no ano passado, com o registro de pouco mais de 14 milhões de pessoas nestas condições em todo o país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2009), a queda da taxa foi diferente entre as grandes regiões, com o Sul e Sudeste apresentando os menores níveis de analfabetismo. Em 2004, a taxa de analfabetismo era de 11,5%.
Fonte:euclidesdacunhafm
Fonte:euclidesdacunhafm
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
7 de Setembro da minha época
Quando chega o 7 de setembro é lembrar de momentos de alegrias , época em que Professora Cota minha saudosa Professora, trazia de Araci aqueles grupos, todos eles fardados,dispostos a proporcionar a nós estudantes uma alegria imensa. todos nós marchando em fila, andando na mesma direção, saindo do colegio e prosseguindo pela rua de cima,depois pela rua do campo e por fim voltamos ao colegio, os mais altos na frente e assim por diante, comemorando uma data, que muitas vezes nem sabiamos o significado real.
mas que aclamavamos todos batendo os pés e dando continência, sendo visto por toda a população que se encontrava no passeio de suas casas,bons tempos eram aqueles....tempos que nos ficam na lembrança só na lembrança....
Bruno Maceté
mas que aclamavamos todos batendo os pés e dando continência, sendo visto por toda a população que se encontrava no passeio de suas casas,bons tempos eram aqueles....tempos que nos ficam na lembrança só na lembrança....
Bruno Maceté
I Campeonato de Futebol Feminino da Humana Quijingue
Por Joelnir Santana
Está acontecendo, desde o dia 21/08, o I Campeonato de futebol feminino da Humana Quijingue.
Estão na disputa as seguintes equipes:
Grupo A - Boa Vista, Monte Cruzeiro, Lagoa da Barra e Sitio;
Grupo B - Algodões, Ouricuri, Baixa da Luva e Serrinha;
Os dois Vencedores de cada Grupo disputarão a Semi-final no Estádio Municipal de Quijingue.
Entre os principais objetivos desse evento estão:
- A promoção da prática esportiva como instrumento de inclusão social;
- O Incentivo à prática esportiva entre as mulheres;
- Promover o intercâmbio entre as equipes das comunidades e da sede;
- Organizar e futuramente formar a seleção feminina de futebol Quijinguense;
Premiação:
Campeão 300,00 reais + troféu e Medalhas | Vice – Campeão 200,00 reais + troféu e Medalhas |
Terceiro Lugar 150,00 reais + troféu e Medalhas | Quarto Lugar 100,00 reais + troféu e Medalhas |
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
SAC EM QUIJINGUE
Atenção Quijinguenses, o SAC Móvel (Um Caminhão de Serviços Públicos) estará visitando o nosso município nos dias 11 e 12 de Setembro de 2010.
O SAC Móvel oferece os serviços de emissão de:
- Certidão de Nascimento;
- Carteira de Identidade;
- Cadastro de Pessoa Física;
- Recadastramento de Pensionistas do Estado;
- Antecedentes Criminais e
- Críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos prestados pelo Governo do Estado.
Fonte:quijingue.com
Assinar:
Postagens (Atom)