Informação, crítica e debate acerca dos problemas sóciopolítico e cultural de Maceté e região. Aqui o debate é aberto, sempre pensando na construção de uma sociedade mais democrática com participação popular.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Maceté
No coração da Bahia, em meio a vegetação de caatinga, existe um velho povoado chamado Maceté, local onde ficou marcado na sua historia pelo primeiro confronto armado entre o governo e os conselheiristas, liderados por Antonio Conselheiro. A força militar, composta de 30 soldados e 1 tenente, foi enviada de Salvador (BA), após Antônio Conselheiro liderar um movimento que destruiu na praça pública de Natuba (atual Nova Soure -BA).
Em Maceté, os conselheiristas, sob a direção de João Abade e armados de garruchas, cacetes e espingardas de caça, reagiram prontamente ao ataque da força militar, provocando a fuga desordenada da tropa. Após este fato, Conselheiro percebe que a pressão do governo republicano, da Igreja e dos latifundiários tendia a crescer. Então, reúne seus seguidores e abandona o Vale do Itapicuru, centro de suas atividades por muitos anos, partindo sertão a dentro, em busca da "Terra Prometida” Bello Monte
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
rsrrsrr adorei o texto!
muito massa sua cidade!
Maceté!!
Aii Bruno Tô de Bolog Novo, Vê Lá!
Valew Abração!!
bruno ta massa heheheh
muito bom...
Postar um comentário