Informação, crítica e debate acerca dos problemas sóciopolítico e cultural de Maceté e região. Aqui o debate é aberto, sempre pensando na construção de uma sociedade mais democrática com participação popular.
sábado, 2 de junho de 2018
CULTURA e HISTÓRIA: JOVENS REALIZAM A VII EDIÇÃO DO FOGO DE MACETÉ
A comunidade de Maceté/Quijingue, através do Coletivo de Jovens, realizou no sábado passado (26), a sétima edição do Fogo do Maceté, evento que tem como objetivo manter viva a luta do povo conselheirista que em Maceté foi atacada pela polícia em 26 de maio de 1893. A luta sangrenta resultou em mortes de policiais e civis e entrou pra história através do livro "Os Sertões" de Eucides da Cunha. Nesse ano completou 125 anos do conflito.
Antenado com o contexto político e social do passado e do presente, o evento trouxe para a programação a luta das mulheres, conduzido pela professora Sther Andrade a juventude pode refletir sobre a sociedade machista e os papeis de gênero que são culturalmente construídos e exclui as mulheres dos espaços de poder.
Para Sther que estudou as mulheres na Guerra de Canudos "o evento tem muita importância pois traz a tona o histórico papel de luta das mulheres e ao mesmo tempo por ser um evento de resistência cultural e histórica em Quijingue".
Outro momento de muito aprendizado foi a visita ao local do combate, onde jovens de Tucano, Euclides e Quijingue puderam conhecer o palco de luta e conhecer alguns aspectos do contexto político e social da época e sua relação com o presente, através da fala de Bruno Maceté, membro da coordenação do evento.
Para Eduardo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides, "foi um momento importante para conhecermos mais sobre as históricas lutas do nosso povo, ainda mais nesse contexto de golpe o qual passamos em nosso país".
Como sempre, a noite é marcada pelo já tradicional Sarau Cultural, um momento de muita poesia critica e muita música pra animar a população que já entra no clima de São João. O forró foi comandado pela Banda @lgoshow.
A programação foi alterada em função da luta dos caminhoneiros que estavam em protesto pelo país, mas dentro do possível o evento foi realizado com sucesso. A peça sobre a Guerra de Canudos e palestras não foram apresentadas.
Nosso Blog parabeniza a todos pela realização do evento que mantém viva nossa história e contribui para o fortalecimento da nossa identidade e da nossa história.
Informações:Coletivo de Jovens de Maceté
Assinar:
Postagens (Atom)