quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

INICIA O PROJETO CINEMA NA PRAÇA, PROPORCIONANDO ENTRETENIMENTO, ARTE E CULTURA NAS NOITES DE MACETÉ

Projeto de cinema é iniciado em Maceté.


Iniciou ontem dia 26, na comunidade de Maceté o Projeto Cinema na Praça, que tem como objetivo levar a arte cinematográfica para jovens e população de maneira geral. O projeto  é uma idealização do Coletivo de Jovens de Maceté em parceria com a escola Tertuliano e comunidade.
 
 
Maceté, como todo município de Quijingue  é perceptível   a carência de atrativos culturais, não há  forma de lazer, entretenimento e arte  para a juventude, assim como não há também para outras pessoas. Além do entretenimento,  o projeto tem como um dos focos principais abordar  filmes que trazem de temas recorrentes pra juventude, formação critica sobre a sociedade e nosso papel enquanto cidadãos.

Na noite de ontem, abertura do projeto foi exibido o  Filme “Gonzaga de Pai para Filho, do diretor Breno Silveira, a praça contou  com a presença de dezenas de pessoas idosas, jovens e crianças, tivemos também a honra de receber amigos visitantes de Quijingue prestigiando o projeto.
Segundo algumas pessoas da comunidade que estavam presentes, dizem que  é muito importante  ter um projeto como esse, pois os jovens não têm nada pra fazer a noite, somente ficar nas ruas e bares entregues ao álcool.

A diretora  da escola e parceira do projeto Maria Ascenção, diz que precisamos ter ações no campo da cultura para proporcionar algo diferente  para a nossa  juventude, os jovens querem mais, querem comida, diversão e arte também,  aproveitou e parabeniza o coletivo pela iniciativa e que outras ações possam acontecer, precisa-se de incentivo alguém que der o primeiro passo.

O projeto continua e a próxima sessão será sábado, dia 01,  em breve será divulgado  o nome do  filme, o coletivo de jovens  agradece a todos os parceiros e em especial a comunidade por prestigiar e que continuem indo nas  próximas sessões.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Maceté se despede da querida "Joaninha"

Faleceu ontem a noite 23, a senhora Joana, "Joaninha" como carinhosamente era conhecida por todos. Há 4 anos Joaninha sofreu um derrame e desde lá estava imobilizada.

Figura carismática e alegre, conta também com grande exemplo de superação na vida, marcante para todos nós da comunidade que lhe  conhecíamos.

Joaninha passou 10 anos da sua vida andando se arrastando de "cócoras", pois não conseguia andar normalmente, depois de indicarem remédios simples como casca de ovo moída ela começou a tomar e com algum tempo ela voltou a andar, depois de exatos 10 anos.
   
Joaninha será sepultada hoje, segunda as 15 horas em Maceté.

Nosso blog se solidariza com os amigos familiares, nossos sentimentos e que os corações sejam confortados.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

UMA CRIANÇA É MORTA E CINCO PESSOAS FERIDAS EM MASSACARÁ

Hoje 15,  por volta das 4:00hs no povoado me massacará, uma família foi surpreendida em quanto dormia por golpes de pauladas e facadas. deixando um saldo de um morto e 5 feridos .
João Vitor Pereira Santana 02 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no hospital municipal de Euclides da Cunha. Seu pai João Nelson Ferreira 50 anos e sua mãe Raimunda ferreira Santana (gravida de 4 meses) estão internados no HMACM. seus irmãos menores de idade, Victoria Pereira Santana 05 anos, 
Aurino Pereira Santana 05 anos, encontra-se em observação medica. 
Maiza Pereira Santana, 04 anos, que também foi agredida, recebeu atendimento no HMACM e devido a gravidade de seus ferimentos foi transferida em estado grave para Salvador.
 A casa teve o a energia desligada antes de ser invadida pelo criminoso(s).


Tv do CUMBE

Barreiras: Prefeito vai para cima de manifestante em protesto na BR-135

Barreiras: Prefeito vai para cima de manifestante em protesto na BR-135
Foto: Reprodução/ TV Oeste
O prefeito de Barreiras Antônio Henrique (PP) foi para cima de um manifestante presente no protesto que bloqueou trecho da BR-135, no peste baiano, na manhã desta sexta-feira (14). "Não é confusão. Isso é normal. Lugar que tem gente é assim mesmo. Não tem nada não. É assim mesmo. Eu estou acostumado", disse o gestor em entrevista à TV Oeste, que flagrou a agressão. Durante a manifestação, Antônio Henrique ordenou que uma retroescaveira seguisse para tentar furar o bloqueio. 

Os moradores permaneceram na via e atiraram pedras no parabrisa da máquina, que ficou estiçalhado. Na confusão, uma moradora se machucou. A rodovia ficou bloqueada pelos moradores dos bairros Arboreto 1 e 2 da cidade, que pedem a construção de uma pista auxiliar à BR-135 e cobram mais segurança na região. O protesto causou um engarrafamento de aproximadamente 8 km.

BN

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Paulo Souto aceitou ser candidato a governador, diz DEM

Souto aceitou ser candidato a governador, diz DEM
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
O secretário municipal de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia (DEM), confirmou nesta quarta-feira (5) que o ex-governador Paulo Souto, seu correligionário, disse que aceitaria disputar as eleições pelo comando do Executivo baiano este ano. “O prazo era 31 de janeiro e no dia 31 de janeiro Paulo Souto disse que aceitava”, afirmou Aleluia, durante a reinauguração do Plano Inclinado Gonçalves, à qual compareceu também o ex-governador. 

O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), reiterou a vontade de Souto. “Conversei com ele na segunda-feira e ele me disse que, se for convocado pelo partido, aceitará ser candidato”, declarou o dirigente. Na última sexta (31), o Bahia Notícias havia noticiado que Souto estava “reanimado” com a possibilidade de disputar o governo, após uma desistência inicial por não concordar com “condições” colocadas pelo prefeito ACM Neto, que lidera o processo de definição do candidato das oposições. O outro postulante ao cargo, Geddel Vieira Lima (PMDB), ainda não retirou seu nome na disputa. Esta semana, o peemedebista negou que o martelo tivesse sido batido em torno do seu nome, após informação divulgada pela imprensa. Neto reiterou que ainda não há definição e disse que o assunto só será decidido após o Carnaval. 

BN

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Prefeito e vice de Tanhaçu são cassados por compra de votos

O prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), e seu vice, Valdívio Aguiar Filho (PT), foram cassados pelo juiz Rodrigo Souza Britto, da 196ª Zona Eleitoral, na última segunda-feira (3), por captação ilícita de sufrágio. Na decisão, o magistrado também determina a inelegibilidade dos petistas nos próximos oito anos e o pagamento de 10 mil unidades de Referência Fiscal (Ufirs). O gestor cassado é flagrado em vídeo em que sugere a compra de votos de um casal de eleitores, Jorge Paulo Lima de Novais e Josiane Lima Martins. Em depoimento à Justiça Eleitoral, as testemunhas afirmaram que receberam a proposta de receber a quantia de R$ 4 mil e um cargo no programa Brasil Alfabetizado em troca de apoio político. A ação foi proposta pela coligação "Tanhaçu Vai Voltar a Crescer", encabeçada pelo candidato derrotado Jorge Teixeira da Rocha (PSD). O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Carlos Novais Brito (PV), assume o comando do Executivo municipal até que seja realizado novo pleito. O prefeito e vice cassados ainda podem recorrer da sentença. Veja aqui a decisão judicial na íntegra.

Prefeitos baianos decidem aderir à mobilização que fechará prefeituras em abril

E Quijingue irá aderir?

Prefeitos baianos decidem aderir à mobilização que fechará prefeituras em abril
Foto: Divulgação
Prefeitos de cidades baianas irão aderir ao movimento nacional que fechará diversas prefeituras do país no dia 11 de abril. A decisão ocorreu na tarde de terça-feira (4), quando gestores, presidentes de consórcios públicos e de associações regionais se reuniram na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) para defender a autonomia e a ampliação de recursos para as cidades. De acordo com a presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, a reunião definiu o planejamento das ações para o ano de 2014 com atividades que têm o intuito de denunciar a crise financeira das administrações municipais. “Hoje, as prefeituras têm por obrigação legal a vinculação de 49% da receita gastos com demandas de educação, saúde, câmaras municipais e Pasep, sobra pouco para o prefeito ter a autonomia de investir em infraestrutura. Por esse motivo, estamos sistematicamente reivindicando uma maior fatia no bolo tributário”, disse Quitéria. Os prefeitos reivindicam do Congresso Nacional a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/2013, que amplia em dois pontos porcentuais os repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Outro item cobrado é que sejam excluídos do índice de pessoal os gastos referentes às equipes que executam programas federais ligados à saúde, educação e assistência social. A presidente da UPB justifica que, com os aumentos salariais e o elevado número de programas federais que os municípios têm para executar, tornou-se impossível o cumprimento do limite de gastos com a folha (54% da receita) estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

BN

Jean Wyllys anuncia projeto de legalização da maconha

Jean Wyllys anuncia projeto de legalização da maconha
Foto: Beto Oliveira / Agência Câmara
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) anunciou, em entrevista à revista Rolling Stone, que apresentará um projeto de lei para legalizar a maconha no país. A proposta deverá fazer frente à matéria de autoria do colega Osmar Terra (PMDB-RS), que trata da intensificação das penalidades para traficantes de drogas e deixa indeterminada qual a quantidade limite do usuário. “As bases do projeto serão as experiências de Portugal e Espanha. 
 
Na Espanha, a maconha é comercializada em clubes específicos para essa finalidade e as pessoas precisam se associar. Uma vez feito isso, podem usar lá mesmo ou levar uma quantidade para casa. O Estado controla a qualidade e a quantidade do tudo que é plantado. Com isso se controla o tráfico”, comparou o parlamentar baiano, eleito pelo Rio. Jean rebate que o projeto do peemedebista é “pavoroso” e segue na contramão do debate sobre o consumo de entorpecentes. “Tentei aprovar uma emenda ao projeto dele para colocar aviso no rótulo das bebidas sobre os riscos do abuso do álcool, mas foi vetado. Isso mostra que não há o interesse genuíno de combater”, argumenta. 
 
O socialista defende que há mais pessoas que têm propensão ao alcoolismo do que ao vício em maconha. Mesmo com a atual configuração da Casa, o deputado aposta na possibilidade de alcançar a aprovação do projeto de legalização. “Se a gente ficar pensando na configuração do Congresso, não faz nada no Brasil”, avalia.

Quijingue: Parceria entre Prefeitura e Consisal garante a construção de 400 cistenas no interior do município

Obra representa melhoria e qualidade vida para as famílias de agricultores do município

A parceria com o CONSISAL - Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal - começa a gerar frutos no município de Quijingue com a conclusão das primeiras cisternas, já em fase de conclusão, na comunidade do Tatu, próximo ao distrito de Algodões.

Ao todo, serão construídas 400 cisternas nessa primeira etapa do projeto, o que representa melhoria e qualidade vida para as famílias de agricultores do município de Quijingue, garantindo o acesso à água em quantidade e com qualidade para a população rural que sofre com os efeitos das secas prolongadas na região. O reservatório é construído na residência da família beneficiada com placas de cimento e tem capacidade de armazenar 16 mil litros de água. Essa água é proveniente das chuvas e captada pelo telhado, uma vez despejada na cisterna através de canalização instalada ao redor do telhado.

Um curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos (GRH) com carga horária de 16 horas é ministrado para as famílias beneficiárias capacitando-as para melhor cuidar e preservar sua cisterna, incluindo orientações sobre qualidade de vida, convívio com o semiárido e racionalização da água. No curso, as famílias aprendem como ter acesso à água de qualidade para o consumo, visando à melhoria na qualidade da água, incidindo na redução de doenças em adultos e crianças, além de elevar a autoestima, dessa forma promovendo dignidade e a cidadania das famílias que vivem no campo.

As famílias não terão que esperar o período de chuvas para terem as cisternas cheias, as mesmas serão entregues com os 16 mil litros de água da sua capacidade, que serão abastecidas através de carros pipas.

Segundo o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, José Raimundo Oliveira Reis, além da parceria estabelecida com o Sindicato Rural presidido por José Carlos de Almeida, a contribuição dos Agentes Comunitários de Saúde do município, representado por Graziela Ferreira, por aturem no dia a dia das comunidades foi muito importante na identificação das famílias beneficiárias.

O prefeito Almirinho já pactuou com o CONSISAL a participação do município de Quijingue no Projeto 2ª Água – Novas Tecnologias para a Convivência com o Semiárido – uma iniciativa com estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares que residem no Território do Sisal.

Decom/Seagri

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Associação Desportiva Nova Geração completa 14 anos de fundação

Nesta segunda feira (03.02) a Associação Desportiva Nova Geração completou 14 anos de sua fundação.
Com a Sede na comunidade de Terra Branca, porém atuante em todo município no que se refere a pratica esportiva e desenvolvimento social.

Tal característica em  unir a pratica esportiva atrelada as conquistas sociais e formação juvenil é um marco do trabalho desenvolvido pela equipe.  Segundo um dos fundadores o jovem Almir Terra Branca "destaca os avanços conquistados na área do esporte como a realização de duas copas, como também a realização do trabalho social atrelado ao esporte".

Para comemorar a data especial, foi organizado uma confraternização entre membros, comunidade local e parceiros.

Inf. Ascom ADNG